Mais de 3,5 mil animais são imunizados contra raiva

Saúde - Cotidiano
Campanha de vacinação continua nos bairros rurais
           
A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Várzea Paulista já imunizou mais de 3,5 mil animais, o que representa 21% da meta municipal, que pretende vacinar 12 mil animais.
 
No dia 15 de novembro, a vacinação continua na área rural da cidade, atendendo ao bairro São Guido e Gauchinha. A vacinação será realizada em postos volantes nos bairros, das 8h30 às 16 horas.
 
 
Região Centro Leste
 
A vacinação contra raiva na Região Centro Leste da cidade, que engloba bairros como São José, Jardim Mirante, Promeca, Felicidade, entre outros, terá início no dia 6 de dezembro. O período de pausa acontece devido ao feriado prolongado da Consciência Negra (20) e a vacinação contra Pólio e Sarampo em crianças (29).
 
Quem pode tomar a vacina?
               
Podem tomar a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Não é recomendado que fêmeas prenhas sejam vacinadas, pelo estresse gerado ao animal. Para facilitar a imunização é importante que os cães sejam contidos com coleiras e guias, e os mais agressivos e maiores, com focinheiras.
               
Já os gatos devem ser levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem. É importante levar a carteira de vacinação do animal e que o transporte seja feito por adultos. 
             
De acordo com Nanci Martinuzzo, médica veterinária e coordenadora técnica do setor de Vigilância e Controle de Zoonoses, a raiva é uma doença letal, e por isso, é importante não perder a data da vacinação, já que quanto mais animais forem vacinados no mesmo dia, maior é a proteção. “Cuidar da saúde e bem estar do animal, faz parte da posse responsável”, afirma.
             
Para esclarecimento de dúvidas ou proprietários com grande quantidade de animais, o telefone do Controle de Zoonozes é 4606-8118.
 
Confira os endereços de vacinação na Área Rural:
 
São Guido e Gauchinha
15 de novembro
08h30 às 11h30 e 13h30 às 16h
 
 
Cronograma:
15 de novembro – Área Rural: Gauchinha, São Guido e Mursa;
6 de dezembro – Centro Leste;
13 de dezembro – Região Oeste.