Atletas se destacam no Campeonato Brasileiro de Karatê

Esporte e Lazer - Destaques
Com as conquistas, Várzea Paulista entra para o cenário nacional do esporte

Dois atletas varzinos se destacaram no campeonato brasileiro de Karatê. Felipe Alves de Carvalho, de apenas 7 anos se consagrou campeão na modalidade de 6 a 7 anos, categoria  katá.

Marcelo Firmino de Oliveira Junior, de 10 anos, conquistou o vice-campeonato na categoria luta. A competição aconteceu em Brasília entre os dias 16 e 19 de outubro e contou com participação de mais de mil atletas de todo o país.

Segundo a professora e treinadora, Cristina Figueiredo da Silva, as conquistas são gratificantes e levam Várzea Paulista a ser reconhecida no cenário nacional de Karatê. “Ter dois atletas entre os melhores do país é uma grande conquista para a cidade”.

Cristina conta também que os títulos incentivam outros atletas da cidade. “São exemplos e eu acredito são os primeiros campeões de muitos em nossa cidade”.

O atleta Marcelo Firmino conta que a conquista foi resultado de muito empenho e disciplina. “Eu treinava todos os dias de manhã e à noite”. Todo o esforço valeu a pena, em sua avaliação. “Foi importante representar a cidade no Campeonato Brasileiro”.

A professora Cristina conta que o carateca já começou a preparação para as competições do próximo ano. “Com a mudança de categoria o treinamento será ainda mais intenso e por isso começamos a prepará-lo agora”.

A mãe do jovem, Maria Evânia Oliveira, ficou muito feliz com o resultado. “Ele se preparou e se esforçou muito. Na semana do campeonato eu fiquei muito preocupada e apreensiva, mas a preparação teve bons resultados”.

Já o atleta Felipe afirma, com timidez, que ficou nervoso e com medo nas primeiras rodadas da competição. Mas, mesmo com todo o nervosismo, ele se destacou e venceu as quatro rodadas. “Eu treinei muito e fiquei feliz por ter vencido”.
Adauto Alves Carvalho, pai do pequeno atleta, relata que a alegria com a vitória do filho foi muito grande e que agora resta continuar a incentivá-lo e acompanha-lo. “O Felipe conseguiu chegar ao degrau mais alto para sua idade. Vou continuar apoiando para que consiga outras conquistas”.

A professora Cristina ressalta que os resultados conquistados tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, por meio da Secretaria Adjunta de Esportes, sobretudo do secretário adjunto de Esportes, Nenê Nivoloni. “Sem os apoiadores, não seria possível levar os atletas ao campeonato”.

Cristina destaca também o apoio do empresário e presidente da FUPESP (Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo), Damásio Sena, que apoia os atletas desde o ano passado.

Damásio conta que é uma satisfação ver os atletas levando o nome da cidade e conseguindo resultados tão bons. “Incentivar os atletas que não tem oportunidade de seguir sozinhos é uma forma de investir na cidade”.

Ele ressalta que continuará apoiando os atletas e torcendo para que consigam mais resultados positivos e especialmente que sejam um exemplo e uma motivação aos atletas da cidade.