Várzea Paulista supera meta de vacinação Infantil

Saúde - Cotidiano
No primeiro dia de campanha, município imuniza 28,38% contra sarampo e 26,25% contra pólio. Meta do Governo Federal era de 20%.
            
Começou no último sábado (8), a Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, em Várzea Paulista. No primeiro dia de campanha, o município imunizou 28,38% das crianças contra sarampo e 26,25% contra pólio. A meta do Governo Federal para o início da vacinação era de 20%.
           
Os pais que não tiveram como levar seus filhos para tomarem a vacina podem comparecer até o dia 28 de novembro à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência, levando a carteira de vacinação. 
             
Público-alvo
 
A vacinação contra a poliomielite tem como população-alvo crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos. A vacina contra sarampo, também chamada de tríplice viral – já que também protege contra rubéola e caxumba – é voltada para crianças de 1 a 5 anos incompletos.
 
De acordo com Nair Pereira da Silva, é importante que os pais levem a caderneta de vacinação. “O documento é imprescindível para fazer o acompanhamento da criança e verificar se não há nenhuma vacina em atraso”, explica. Além disso, menores de um ano sem a caderneta não serão imunizados. “Não podem ocorrer erros”, afirma.
 
 
Novo “Dia D” 
 
No dia 29 de novembro, será realizado um novo “Dia D” para intensificar a vacinação. A imunização acontecerá das 8 às 17 horas em todas as UBS. 
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira da Silva, a data foi alterada do dia 22, para o dia 29, em Várzea Paulista devido o feriado prolongado. “Para que possamos vacinar o maior número de crianças, optamos por realizar a campanha após o feriado”, diz.