Fase 1 das obras do Córrego Bertioga prossegue

Infraestrutura - Destaques
Etapa deve ser concluída em dezembro e ajudará a evitar enchentes

A empresa licitada para parte da canalização do Córrego Bertioga (Fase 1) completou, no final de outubro, a colocação de mais 38 aduelas, sob a fiscalização da Prefeitura de Várzea Paulista.

Agora, são 115 metros de tubulação. Os canais de concreto para escoamento de águas pluviais, com 1 metro de comprimento e 5 toneladas cada, foram postos sobre a base feita anteriormente.

A etapa no trecho a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga, é parte do convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e deve ser concluída no início de dezembro, se as condições naturais permitirem.

De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, esse passo é fundamental para a continuidade dos trabalhos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), na outra parte do Córrego, na Avenida Bertioga. Também será necessária uma intervenção junto ao Rio Jundiaí, em breve. “Essa obra se faz necessária”, explicou.

Segundo o gestor, o aumento da vazão do córrego, em razão das obras de macrodrenagem do PAC 2 (recursos federais) poderia ocasionar enchentes nas seções próximas à Avenida Ipiranga.

Por esse motivo, faz-se tão necessário e prioritário o devido aumento do escoamento por parte do Fehidro. Cumprida essa etapa, as obras custeadas pelo Governo Federal voltarão a ter enfoque por parte da Prefeitura.

Contenção de enchentes

A empresa licitada tem realizado nos últimos meses, sob fiscalização da Prefeitura, várias canalizações, com o fim de coletar as águas pluviais advindas dos bairros Jardim Continente e Jardim Gianfrancesco.

As intervenções ocorrem, sobretudo, no trecho do Córrego Bertioga, a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga. Também foram feitas canalizações para o escoamento das águas de chuva vindas das ruas Atroaris (Vila Tupi) e Pontiguara (Jardim Gianfrancesco).

Por dia, 7 agentes, em média trabalham na fase 1. Para que os prazos sejam cumpridos, o número aumentou recentemente para 10. Ao final da etapa, serão 197 metros de tubulação (aduelas e caixas de transição).

Os trabalhos têm tido acompanhamento técnico por parte da Secretaria de Obras, em todas as suas etapas, segundo o prefeito. O total do investimento do Governo Estadual é de R$ 1.807,420,69, dos quais R$ 530.598,06 serão custeados pela Prefeitura.

Segundo o secretário Josué Santana, o término das duas obras (Fehidro e PAC 2) possibilitarão, em breve, a resolução definitiva do problema de enchentes do Córrego Bertioga.

Fiscalização permanente

O técnico da Prefeitura, responsável pela fiscalização da obra, Flávio Pascoal, assegura que os moradores preocupados com o andamento dos trabalhos têm sido ouvidos por ele, e os esclarecimentos sempre são feitos para tranqüilizá-los. “Praticamente, eu fico o dia inteiro na obra”.

Retomada importante

De acordo com a supervisora de Planejamento Estratégico, Eliselma Caceri, a Prefeitura fez os trâmites burocráticos, após as adaptações técnicas, para que a fase 2 das obras, na Avenida Bertioga (PAC 2) possa ser retomada. Os documentos foram enviados à Caixa Econômica Federal, no último dia 31. “A documentação foi para a Caixa e agora temos que aguardar”, explicou.

O aval federal deve ser dado em breve, após análise técnica. A partir daí, cada etapa dos trabalhos será medida e demonstrada ao banco, para que se recebam as verbas subseqüentes, necessárias aos andamentos das intervenções no córrego.