APAE conhece plano de acessibilidade para pessoas com deficiência

Infraestrutura - Destaques
Secretaria de Infraestrutura Urbana começa a planejar mudanças no centro da cidade, junto de representantes das Secretaria de Trânsito, Desenvolvimento Econômico e APAE

Representantes das Secretarias de Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, além da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Várzea Paulista começaram a planejar as mudanças para aumentar a acessibilidade de pessoas com deficiência, no centro da cidade.

O encontro ocorreu na Secretaria de Infraestrutura Urbana e, segundo o representante da pasta, Renato Germano, visou apresentar as ideias da Prefeitura e levantar as possíveis dificuldades, para a implantação do projeto.

Em linhas gerais, pretende-se fazer, em 2015, uma série de mudanças na área central da cidade, como sinalizações de solo e verticais, além do rebaixamento de guias e calçamentos. O trecho contemplado vai do final da Avenida Duque de Caxias até a Avenida Fernão Dias Paes Leme, em frente ao McDonald´s.

Também serão contemplados os acessos da avenida principal da cidade ao Hospital da Cidade, APAE, Hotel Orquídea Inn e o novo centro de eventos municipal, no Jardim do Lar.

Novas reuniões serão feitas, envolvendo também a ACE (Associação Empresarial Comercial) da cidade, para concluir o projeto.

A coordenadora técnica da APAE, Tatiana Missari, declarou que os alunos da instituição enfrentam muitos empecilhos, como calçadas quebradas e postes, que atrapalham o acesso à APAE e mesmo a realização de atividades com as crianças.

Nesse sentido, a gestora gostou do projeto e informou que ajudará a concluí-lo, em parceria com a Prefeitura. “Eu acho viável e muito importante para a gente aqui”.

De acordo com Germano, o prefeito Juvenal Rossi tomou a iniciativa de pleitear o financiamento de R$ 2 milhões, junto ao Governo Estadual, pela Linha de Acessibilidade Urbana. “É uma preocupação muito grande do prefeito”, explica Germano.

Os recursos, dentro do programa Desenvolve SP, já tiveram aprovação inicial e o gabinete já prepara a documentação necessária, para que a Câmara Municipal possa, posteriormente, colocar em votação a proposta de financiamento.

A intenção é abrir a licitação para a contratação de empresa especializada, até o final de março de 2015.

Linha de Acessibilidade Urbana

O Governo do Estado de São Paulo permite o financiamento de até R$ 2 milhões, em 76 vezes, sem juros, desde que o pagamento seja feito em dia. O prazo de carência é de 12 meses.