Encerramento das ações do Outubro Rosa

Saúde - Cotidiano
Evento na Câmara Municipal contou com palestra e homenagens

Na última quarta-feira (29), na Câmara Municipal, foi realizado o encerramento oficial das ações da campanha Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama. As vereadoras, Sueli e Valdilene promoveram o evento em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde.

A Dr. Luciana Puglia Dória, ginecologista da UBS América IV, esteve presente e ministrou a palestra com tema, “Prevenção do Diagnóstico Precoce”, tirando dúvidas a cerca da doença, a importância de exames periódicos e métodos de prevenção.

De acordo com o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, é um mês de conscientização da doença, mas que deve ser realizado o ano todo. “É muito importante que a comunidade esteja se envolvendo e as ações preventivas ajudam a conscientizar as pessoas, mas é válido ressaltar que os homens também podem ter câncer de mama e precisar se cuidar,” disse Spinucci.

O encerramento das ações do Outubro Rosa contou com homenagens para mulheres, que já sofreram com a doença, e representam a cidade de Várzea Paulista.

Dentre elas estavam Ivanilde Aparecida, Sueli Helena e Tânia Maura, que receberam uma orquídea como gesto de carinho.

Para o Prefeito Juvenal Rossi, as ações e mobilizações contra a doença trazem uma mudança de comportamento. “A população participa e assim é estabelecido um novo comportamento de conscientização que é muito importante, pois a prevenção precisa ser detectada para que não haja correção, uma vez que o diagnóstico precoce traz uma porcentagem bem maior de cura,” afirma Juvenal.

Segundo as Vereadoras Sueli e Valdilene, a ação preventiva não deve ser feita apenas no mês de outubro, mas sim o ano todo. “As mulheres precisam se cuidar o ano todo e realizar o auto-exame mesmo que sejam mais novas, pois a doença não escolhe idade e todas as mulheres estão sujeitas a isso,” disse Sueli.

“E preciso começar olhar mais para si mesmo, as mulheres têm que se cuidar mais, e o incentivo por parte do poder público é muito importante, temos que correr atrás e tentar diminuir o número de casos que atingem milhares de mulheres o ano todo,” finaliza Valdilene.