Várzea Paulista realiza Pré-Conferência da Pessoa Idosa

Saúde - Cotidiano
CRAS Central sedia discussão e formulação de propostas de políticas públicas voltadas aos idosos

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa, junto da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria Adjunta de Cultura, realizaram, na manhã da última quarta-feira (29), a 1ª Pré-Conferência da Pessoa Idosa. No CRAS Central (Centro de Referência de Assistência Social), os munícipes tiveram acesso a uma apresentação artística e uma palestra com o tema “Participação Ativa na Sociedade para a Garantia dos Direitos”, e formularam propostas de políticas públicas.

As ideias serão levadas à 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em 14 de novembro.

Segundo o palestrante, o advogado Marcelo Canale, o encontro foi importante para mostrar que a população precisa se engajar para reclamar seus direitos.

Vários processos de engajamento popular foram fundamentais à criação do Estatuto do Idoso, em 2003, por exemplo, que permitiu conquistas importantes como o transporte público gratuito. “Não é suficiente nós elegermos nossos representantes. É preciso que participemos das ações políticas”.

A tese é endossada pela coordenadora do CRAS, Nelci Souza.

Em sua visão, os munícipes precisam participar cada vez mais da construção de políticas pública e não apenas recebê-las acabadas, passivamente. “A participação é um viés dentro da política nacional”.

É importante, de acordo com Canale, que haja essa mobilização municipal, por se tratar de uma parcela da população com importância cada vez maior. “A população idosa só tende a aumentar”, explicou.

Primeira oportunidade

Rosaine Anselmo, 47 anos, mora no Jardim Promeca e já utilizou os serviços prestados pelo CRAS, por precisar de assistência a um filho com necessidades especiais. A varzina gostou da ideia de participar da Pré-Conferência, poder aprender sobre o tema e, possivelmente, colaborar com sugestões, já que a terceira idade é uma fase que demanda cuidados especiais. “É a primeira vez”.

Programação cultural

Sarau Artístico com o tema “Cultura Caipira”
Local: Espaço Cidadania
Dia 31 de outubro (sexta-feira) – 19h30