Tecnologia é aliada da Guarda Municipal de Várzea Paulista

Governo e Administração - Destaques

A Guarda Municipal de Várzea Paulista tem usado a tecnologia como aliada para garantir a segurança dos espaços públicos e dar apoio à população. Drone, Aeromodelos, Base Móvel de Monitoramento e Câmeras de Vídeo ampliam o poder de alcance dos guardas varzinos e aumentam a sensação de segurança dos moradores.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Várzea Paulista, Laércio Bifani, o serviço de inteligência é desenvolvido pelos guardas do município e é um dos destaques da corporação. “Temos profissionais competentes e capacitados, que se esforçam para trazer novidades para a cidade e melhorar o serviço oferecido pela GM”, relata.

Drone e Aeromodelos

Desde novembro de 2013, a Guarda Municipal utiliza aviões não tripulados para fazer o monitoramento aéreo da cidade, o controle de áreas verdes, evitar desmatamentos e construções irregulares, além de garantir a segurança dos cidadãos.

O município adquiriu, por meio de doações, dois aeromodelos. Um dos mini aviões possui uma câmera filmadora e o outro modelo, uma câmera fotográfica, com a capacidade de tirar 10 fotos por segundo. Tudo isso além de um drone – um veículo aéreo monitorado por controle remoto.

Base Móvel de Monitoramento

A Base Móvel de Monitoramento começou a funcionar em Várzea Paulista no final de agosto. O veículo possui câmeras de alta resolução, internet via rádio, computadores e refletores de luz para captação de imagens noturnas.

Além dos equipamentos internos, a base tem uma câmera 360 graus na parte externa, que faz o monitoramento com maior alcance. O novo recurso permite identificar possíveis autores de tentativas de furtos ou badernas.

Na base móvel também são feitos boletins de ocorrência, analise do registro de documentação e de veículos irregulares.  “Todos estes dados podem ser passados para outras viaturas e guardas em ronda em tempo real”, informa o comandante.

Câmeras de Vídeo

A Guarda Municipal também possui o projeto de implantação de nove câmeras de monitoramento ao longo da área central da cidade. Atualmente, estão sendo instaladas fibras óticas nos locais onde as câmeras serão instaladas.

Após esse processo, será dado início à licitação para a aquisição dos equipamentos de vídeo. “Além das câmeras, o monitoramento que vamos realizar incluiu um software que realiza o reconhecimento de face e placas veiculares”, explica Bifani.

Guarda Ambiental 24 horas

Desde abril, a Guarda Ambiental de Várzea Paulista começou a realizar rondas 24 horas. O serviço de patrulhamento ambiental foi intensificado para aumentar o controle sobre o descarte de lixo em áreas públicas e na Marginal do Rio Jundiaí.

Formado por oito guardas, todos com formação técnica ou superior na área ambiental, o grupo é capacitado.
As denúncias de infrações ao Meio Ambiente devem ser feitas pelo telefone 0800 777 008 11, que funciona 24 horas por dia, ou pelo número 153.