Força-tarefa faz busca por ligação irregular de esgoto

Infraestrutura - Destaques
Representantes da Sabesp, Infraestrutura, Vigilância Sanitária e Ambiental realizam inspeção entre as ruas Macaúba e Tocantins, no Jardim Mirante
 
 
Nesta segunda-feira (20), representantes da Sabesp, da Secretaria de Infraestrutura e da Vigilância Sanitária e Ambiental de Várzea Paulista realizaram uma inspeção entre as ruas Macaúba e Tocantins, no Jardim Mirante. A ação objetivou verificar possíveis irregularidades quanto ao despejo de esgoto em córregos e mananciais.
 
Os profissionais da Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria de Saúde, em conjunto com a fiscalização da Secretaria de Infraestrutura Urbana,  notificaram cerca de 10 residências com esgoto irregular. “Os moradores receberam um prazo de sete dias para procurar a Sabesp e solicitar a ligação em rede”, explicou o supervisor de Saúde Coletiva, Kleber Zechin.
 
O prefeito Juvenal Rossi aprova a iniciativa, e espera, que no futuro todos os mananciais possam ter água captada se houver necessidade. ”Nossa meta é qualificar nossos mananciais, assim como o Rio Jundiaí – que está com qualidade nível 2 – no trecho de captação de água”, explica Juvenal.
 
De acordo com o Secretário de Saúde de Várzea Paulista, José Roberto Spinucci, o serviço ajuda a preservar os afluentes, de forma que o município possa ter novas áreas para capitação de água. 
       
Segundo Zechin, foi possível verificar os riscos de contaminação provocados por esgoto despejado próximo à nascente do Córrego Pinheirinho. “Fizemos uma busca ativa para identificar os possíveis problemas inerentes à contaminação do córrego, por esgoto e dejetos nele lançados”, disse. “Após identificar algumas residências lançando esgoto inadequadamente, tomamos as providencias cabíveis, lembrando que esse tipo de ação é sempre voltado para a preservação do meio ambiente, e consequentemente, a melhora do bem estar promovendo saúde pública com qualidade”, ressaltou.
 
Kleber ainda cita um grande ponto positivo: as ações são feitas intersetorialmente – com a ajuda de várias secretarias. “O engajamento das equipes para as ações de sensibilização da população e a colaboração dos munícipes proporcionam resultados positivos ao trabalho”.