SOS recebe alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal

Saúde - Cotidiano
Casa de passagem recebe doação da Igreja do Evangelho Quadrangular e atletas da Copa da Fé
 
O SOS de Várzea Paulista recebeu, na última semana, doações de alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal, da Igreja do Evangelho Quadrangular da cidade e de participantes da 1ª Copa da Fé do município. “É nossa necessidade diária, principalmente os produtos de higiene pessoal, que a gente não tem armazenados”, declara a coordenadora da instituição, Dra. Tailane Souza.
 
Foram recebidos 399 itens de limpeza e higiene pessoal – frascos de detergente, rolos de papel higiênico, sabão em pó, entre outros. Também foram doados 54 kg de alimentos, como açúcar e trigo, além de 5 pacotes de macarrão.
 
 
Atendimento importante
           
De acordo com a coordenadora, o SOS, vinculado ao Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista, é uma casa de passagem para pessoas em vulnerabilidade social. Os casos são diversos: endividamento e situação de rua, em razão de desemprego; dependência química, entre outros. “O objetivo do SOS é tirar a pessoa daquela situação de vulnerabilidade”.
 
Para fazer parte do projeto, o munícipe atendido deve estar aberto à oportunidade de sair da atual condição e apresentar mudanças de atitudes e comportamentos. Realiza-se um trabalho de reinserção no contexto social, devolvendo a dignidade ao assistido.
Quando necessário, fazem-se os documentos pessoais, triagem de saúde, para atualizar vacinas e realizar alguns exames, como de HIV, sífilis e hepatite.
         
Tailane também explica que, dentro do possível, localiza-se a família e são dadas orientações e encaminhamentos ao mercado de trabalho. “Buscamos a reinserção familiar quando possível”.
         
Para ter acesso a esse atendimento, é necessário que a pessoa siga as regras estipuladas pelo projeto, uma vez que o SOS passa a ser um lar temporário. O assistido deve frequentar os trabalhos oferecidos pela casa, como oficinas terapêuticas e atividades laborais.
         
O órgão realiza um acompanhamento, por monitores e psicólogas, que avaliam o comportamento dos assistidos. Segundo Tailane, se, no período em que permaneceu na casa, o munícipe cumpriu as regras e demonstrou comprometimento com a mudança de vida, é encaminhado para o mercado de trabalho; nos casos em quem o assistido não consegue ficar sem utilizar drogas ou álcool, é encaminhado a uma vaga social para comunidades terapêuticas, de forma que tenha um tratamento mais intensivo e focado.
         
Segundo a coordenadora, desde o início do funcionamento do SOS, em abril do ano passado, cerca de 147 pessoas em situação de vulnerabilidade social passaram por atendimento. Do montante, 48 foram internadas em comunidades terapêuticas para recuperação de usuários de drogas ou álcool, por meio de vagas sociais. Por fim, 28 munícipes foram reinseridos na sociedade.
 
 
Atendimento importante
           
Os interessados em conhecer o trabalho ou realizar novas doações podem se dirigir ao local, na Rua das Hovênias, 199 – Chácara São Guido. O telefone é 4493-2895.