Prefeitura e Sabesp levam água potável para 306 famílias

Infraestrutura - Destaques

Etapa da instalação de água potável se concluem na próxima semana

Os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana estão concluindo mais uma etapa das ligações de água potável, do programa Vida Cristalina, parceria com a Sabesp. Segundo o representante da pasta, Renato Germano, até a próxima segunda-feira (13), 24% das instalações das ruas contempladas estarão finalizados.

Os bairros Jardim das Rosas e nas Chácaras Azaléias, Clube Castanheiras e Araçary já poderão ser atendidos.Até o final de novembro, a Sabesp se comprometeu, segundo o secretário, a instalar o booster, equipamento que permitirá vencer a gravidade e abastecer os moradores interessados em pedir a rede de água.

Dessa forma, 25% dos trabalhos estarão finalizados e a empresa disponibilizará uma central, na região contemplada, para agilizar a água potável encanada a quem solicitá-la.

Os trabalhos se iniciaram pela Avenida Victório Spinucci – Jardim Promeca, em 26 de junho. 306 residências passarão a receber água potável, até o fim do ano, nas chácaras da região do Jardim Gauchinha, Chácara São Guido, Condomínio Nossa Senhora Aparecida, Chácara Paulista e Chácara Araçary. Serão 11,7 quilômetros de rede de água.

Para o prefeito Juvenal Rossi, que vem acompanhando de perto as obras, a iniciativa de resolver o problema de abastecimento com água potável nestes bairros, é uma das prioridades do atual Governo para aquela importa região. “Temos compromisso firmado com os moradores de que vamos investir esforços para levar ainda mais qualidade de vida”, diz o prefeito.

Luiz de Oliveira Dias, morador das Chácaras Clube Castanheiras há 16 anos, precisa solicitar, semanalmente o abastecimento pelo caminhão-pipa, disponibilizado pela Prefeitura, desde 2006.

O poço artesiano nem sempre supre sua necessidade e o munícipe está esperançoso, uma vez que o Vida Cristalina permitirá água encanada todos os dias em sua chácara. “Eu e minha família não vemos a hora de liberarem a rede, para a gente colocar o hidrômetro e fazer a ligação de água potável. A prefeitura e a Sabesp estão de parabéns pela iniciativa’, declara o morador.

De acordo com Germano, com o prosseguimento das obras, a população local poderá solicitar a água potável a cada conclusão de 25% dos trabalhos.

Mais qualidade de vida e economia

A iniciativa vai gerar economia de recursos municipais e viabilizar o abastecimento ideal de todas as residências dos bairros. “Várzea Paulista está ampliando a rede de abastecimento, o que não vinha acontecendo até o início de 2013”.

Desde 2004, um caminhão-pipa é custeado pelo poder público, para levar aproximadamente 200 mil litros mensais de água à região. O gasto mensal fixo é de aproximadamente R$ 22 mil, pagos à Sabesp, além dos custos com mão-de-obra e equipamentos. “Conseguindo abastecer essas 306 casas, esse caminhão-pipa poderá abastecer outros bairros que precisam”, explica Germano.

O custo total da obra será de R$ 360 mil, divididos igualmente entre a Prefeitura e a empresa: a Secretaria de Infraestrutura fornece a mão-de-obra e a Sabesp custeará os materiais utilizados.

Segundo Germano, os moradores só terão o custo do hidrômetro e da ligação. Como utilizam o poço comum, não é obrigatório que consumam a água encanada, pela qual pagarão as taxas normais cobradas pela Sabesp. Uma alternativa dada por Germano é dividir o consumo entre a água dos poços e a que vai chegar às residências.