Teatro sobre preservação ambiental percorre as escolas

Educação - Destaques
12 unidades receberão a peça intitulada o Luxo do Lixo
 
 
Nesta sexta (10) foi a vez da CEMEB “Juvelita Pereira da Silva” receber a peça “O lixo do luxo”, os 640 alunos da unidade assistiram atentos a peça, que está percorrendo as escolas de ensino fundamental desde maio. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Sabesp e faz parte do projeto maquete que trabalha a educação ambiental.
 
Apresentada pela companhia teatral Gent & Cia a peça conta a história de seis personagens que abordam assuntos como a coleta seletiva de lixo e a destruição dos rios de forma lúdica e com a participação das crianças.
 
O ator e responsável pela peça José Moreira conta que na história o homem é capturado pelos animais por causa dos problemas ambientais que causou e fica a cargo das crianças a decisão do final. “A maioria resolve punir o homem pelos estragos”.
 
A coordenadora Edileine Fernandes conta que a apresentação é importante, pois, complementa o trabalho de educação ambiental realizado nas escolas. “O texto teatral aborda os assuntos já trabalhados nos projetos da rede municipal”. 
 
A professora Viviane Salino ressalta que a peça também traz um momento cultural e divertido para os alunos. “Eles aprendem sobre preservação de uma forma divertida”.
 
A aluna Eduarda Vitória da Silva, de 8 anos, estava encantada com a onça e o macaco. “Eles são muito engraçados”. Já a aluna Jessica Gomes, de 7 anos ressalta que assim como os bichos da peça se preocupa com a água. “Eles cuidam do rio, nós precisamos cuidar dos rios da nossa cidade também”.