Projeto “Ação, Alegria e Cidadania” recebe 500 pessoas na Vila Popular

Esporte e Lazer - Destaques
Evento levou cultura, entretenimento,  informação e diversão ao bairro

No último domingo (19) o projeto “Ação, Alegria e Cidadania” foi realizado na Vila Popular. O evento leva cultura, entretenimento, informação e diversão aos bairros, e nesta edição, traz novidades com a prestação de serviços. As atividades foram realizadas na viela localizada entre as ruas Maranhão e Pará.

O novo formato do evento traz o “Prefeitura nos bairros” com a prestação de serviços de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura: Desenvolvimento Social (através do CRAS Oeste), Defesa Civil, Secretaria Jurídica, Saúde (com zoonose e CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento), PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo e Procon.

O prefeito Juvenal Rossi ressaltou a importância de ir aos bairros e conversou com moradores sobre as conquistas dos últimos meses. “Obras importantes estão em andamento como a Fehidro do córrego Bertioga.

Outras já foram entregues para melhorar a qualidade de vida da população, como as academias ao ar livre instaladas na vila Real, Jardim Promeca, Ginásio Vila Popular e praça da Bíblia, e intervenções em vielas e praças”. Segundo ele as obras visam a melhoria da qualidade de vida nos bairros.

O evento contou com apresentações de circo, oficinas de desenho e pintura artística, fantoches, artesanato com material reciclável, apresentação de dança além das tradicionais brincadeiras de rua. As crianças receberam algodão doce e pipoca para completar a diversão.

Diversão perto de casa

Segundo o secretário de cultura José Moreira o objetivo é levar a prefeitura aos bairros com entretenimento e prestação de serviços. “O novo formato mostra o compromisso da prefeitura com a população.

Nossa meta foi alcançada com o envolvimento das secretarias e a participação da população” conta Moreira.

O morador Gaudioso de Oliveira aprovou a iniciativa e a disponibilização dos serviços aos domingos. “Durante a semana eu não tenho tempo de ir até a Prefeitura tirar dúvidas e o evento proporciona essa oportunidade”. Ele conta que teve orientações da Secretaria de Saúde e ainda trouxe os filhos para se divertirem.

Maria Nazaré Bento, moradora do bairro há mais de 30 anos também aprovou o projeto. Ela conta que chamou os netos e as vizinhas para participar. “Quando fiquei sabendo convidei todos. Meus netos se divertiram muito e os adultos puderam tirar duvidas” relata.

O evento teve ainda apresentação de capoeira com o Grupo Capoeira Brasil, Catira com os violeiros Hélio Reis e Zé Moreira e os catieiros Agraciano e Fernandino e  dupla de Hip Hop Gospel.

Envolvimento das Secretarias trouxe diversos serviços

Entre as atividades destacou-se a oficina de Tear com os dedos, realizada pelo CRAS Oeste, e direcionada ao publico da terceira idade.

A Secretaria de Saúde, através do CTA (Centro de testagem e Aconselhamento) divulgou os trabalhos desenvolvidos e fez orientações à população. A equipe de Zoonoses realizou atividades educativas de prevenção à dengue, à malária, à febre amarela e chagas.

A Secretaria de Assuntos Jurídicos disponibilizou três advogados que atenderam a população com orientações sobre diversos assuntos. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), o Banco do Povo e o Procon também prestaram atendimento e orientação.
A Defesa Civil divulgou o material sobre a prevenção de incêndios e economia de água.