Jovens do CRAS Norte visitam Estações de Tratamento de Água e Esgoto

Desenvolvimento Social - Destaques
Atividades fazem parte de conscientização sobre importância da preservação dos bens naturais
 
O CRAS Norte (Centro de Referência de Assistência Social) realizou, na tarde da última sexta-feira (10) visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Esgoto (Jardim das Palmeiras) e Água de Várzea Paulista (Marginal do Rio Jundiaí).  
 
Jovens participantes do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos conheceram, de forma sucinta, os processos feitos nos dois locais, para a garantia da qualidade da água varzina. “É uma sensibilização quanto às questões voltadas ao meio ambiente”, explica a monitora social do CRAS, Elaine Boriero. 
 
Segundo a servidora, trata-se de uma etapa do trabalho de conscientização, com essa temática, pelos três CRASs da cidade (Central, Norte e Oeste), nessa mesma faixa etária.
Lidiane Silva, 17 anos, participa dos trabalhos do órgão há mais de 3 anos. A jovem conta que aprendeu bastante, ao longo deste ano, sobre a importância de economizar água e preservar o meio ambiente, como um todo.
 
Antes mesmo da visita, já tinha uma boa expectativa. “Espero adquirir bastante conhecimento”.
 
Quem também gostou da iniciativa foi Luene Araújo, 15 anos. Há um ano no grupo de jovens do CRAS, ela viu a iniciativa como mais uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre as questões ambientais, como os já apreendidos ao longo deste ano.
 
A jovem destacou a pertinência de tais informações para a conscientização das pessoas com quem convive no dia-a-dia.
 
Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculo
 
Jovens de 15 a 24 anos se reúnem, em contra turno escolar, para a realização de passeios, dinâmicas e encontros lúdicos e educativos. O enfoque é o desenvolvimento de temas como drogas, sexualidade, cultura, direitos humanos, exercício da cidadania e mercado de trabalho. Busca-se fortalecer os vínculos e agregar valores aos adolescentes.
 
Os encontros se dão sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 14h às 16h30.
 
Trabalho integrado
 
O CRAS Oeste realizou o mesmo trabalho, na última sexta-feira (3) e, no próximo dia 17 (sexta-feira), será a vez dos jovens do CRAS Central. 
 
Como se informar
 
Para tirar dúvidas e verificar como se cadastrar e participar dos programas oferecidos pelo CRAS Norte à essa região, basta se dirigir à unidade, na Rua Capivari, 405 – Vila Real.