Várzea Paulista participa do Outubro Rosa

Saúde - Cotidiano
Unidades Básicas de Saúde realizam durante todo o mês ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e saúde da mulher
 
As Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista vão realizar, durante todo o mês, diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama e à saúde da mulher, em celebração ao Outubro Rosa.
 
Entre as atividades estão palestras, apresentações de vídeos, agendamentos de mamografias, realização de exames de Papanicolau, cafés da manhã, entre outros. 
 
O secretário de Saúde, José Roberto Spinucci destaca a importância da prevenção. “Quanto antes a doença é descoberta, maiores são as chances de cura”, explica. “Este mês estaremos focados na prevenção e na orientação, visando à saúde da mulher, mas ressaltamos que os exames são realizados durante todo o ano na Rede Básica de Saúde”, relata. 
 
Outubro Rosa
 
O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação é voltada às mulheres e mesmo à  sociedade em geral, com a realização de eventos e iluminação de prédios públicos e pontos turísticos com a cor rosa. 
 
 
Confira a programação das UBSs:
 
UBS Vila Real
Dia 11 – mutirão para realização de exames de Papanicolau e solicitação de mamografias, se necessário. Orientações na sala de espera.
 
UBS Popular
Palestras sobre a conscientização do autoexame das mamas; 
Dia 11 – mutirão de exames de Papanicolau, com agendamento de mamografia e café da manhã.
 
UBS Buriti
Do dia 13 a 17 – destaque para a prevenção de Câncer de Colo de Útero. Realização de exames de Papanicolau e orientações sobre saúde no período da tarde.
 
UBS Promeca
Dia 16 – palestras sobre feminilidade e sexualidade e aula de zumba.
Mutirão de Papanicolau e mamografia.
 
UBS América IV
Dia 18, a partir das 09h30 – palestra e vídeos sobre a saúde da mulher.
 
UBS Cidade Nova + UBS Paulista
De 20 a 24 – palestras relacionadas à prevenção do câncer de mama e apresentação de vídeos na sala de espera com temas relacionados.
 
UBS Marajó
Orientações na sala de espera de coleta de exames e de ginecologia sobre a importância dos exames preventivos na saúde da mulher, de segunda a sexta-feira, às 10h;
Dia 21 – mulheres serão acolhidas com um chá e orientações sobre saúde;
Para atender as mulheres que trabalham e tem dificuldade de se adequar ao horário de atendimento, o horário de atendimento será ampliado até às 21h, para coleta de exames de Papanicolau, solicitação de mamografia e orientações sobre saúde da mulher.
 
UBS São José
Orientação na sala de espera nos dias de consultas com ginecologista, sobre câncer de mama e colo de útero;
Dia 24 – realização de grupo de gestantes, com orientações voltadas para o cuidado da mulher durante a gravidez.
 
UBS Bertioga
Dia 29, às 14 horas – atividade com as mulheres que participam do programa Bolsa Família, conduzida pela médica Ana Terezinha.
 
UBS América III
Palestras rápidas nos dias de atendimento da médica ginecologista, sobre o tema “Prevenção do Câncer de Mama”, conscientizando as mulheres enquanto aguardam na sala de espera para o atendimento;
Vídeos educativos sobre a prevenção do Câncer de Mama / Outubro Rosa serão exibidos na unidade durante o mês de outubro;
Intensificação da oferta de mamografias e exames de Papanicolau.
 
 
UBS Santa Terezinha
Realização de exames Papanicolau, orientações e abordagens nas consultas médicas e encaminhamentos para mamografia.
 
 
UBS Alessandra
Durante todo mês orientações na sala de espera e chá com as mulheres.