Projeto de Arco e Flecha de Várzea Paulista inicia profissionalização

Esporte e Lazer - Destaques
Instrutores farão cursos na Federação Paulista de Arco e Flecha e futuros alunos poderão participar de competições nacionais e internacionais

Na última terça-feira (7), o inspetor da Guarda Municipal, Edson Barcaro, acompanhado do empresário Roberto Tondo, compareceu à sede da Federação Paulista de Arco e Flecha.

Os agentes foram recebidos pelo presidente do órgão, Yeo Jim Kim. Durante o encontro, conversaram sobre a federação do grupo de instrutores varzinos e o agendamento do curso de instrutor com o certificado da entidade.

Segundo Barcaro, o intuito é ensinar a modalidade dentro dos padrões da Federação Paulista de Arco e Flecha e da Confederação Brasileira de Tiro com Arco. “Nossa cidade terá um clube federado e participará do circuito oficial de tiro com arco, abrindo grandes possibilidades de surgir em Várzea Paulista um atleta olímpico”, relata.
De acordo com o inspetor, a Prefeitura cedeu um galpão para o grupo, que será reformado pela iniciativa privada. “Assim que nosso estande estiver pronto, o Mestre Kim ofereceu trazer para Várzea Paulista competições oficiais, inclusive com a participação de atletas das Seleções Paulista e Brasileira”, informa.

Novas vagas

Com a profissionalização dos instrutores pela Federação Paulista de Arco e Flecha, em breve, novas vagas serão abertas. “Com a certificação, poderemos ensinar oficialmente.

E assim, os praticantes serão federados e poderão participar de competições”, explica. “Nosso objetivo é encontrar atletas olímpicos na cidade e sediar torneios. Queremos que Várzea Paulista entre no circuito de competição nacional e internacional”, anseia o inspetor.

Os interessados em participar do projeto, podem procurar o inspetor Edson Barcaro, na sede da Guarda Municipal, as segundas-feiras. “Queremos ter informações sobre os interessados e já ir formando turmas”, diz. “As aulas devem começar no próximo ano e poderemos atender cerca de 100 alunos”, informa.
A Guarda Municipal de Várzea Paulista está localizada na Rua Coronel Álvaro de Castro, 175 – Vila São José.

Iniciativa inusitada

Há um ano, em outubro de 2013, o treinamento com arco e flecha da Guarda Municipal de Várzea Paulista repercutiu na imprensa da região, da Grande São Paulo e até em sites de nível nacional, como Estadão, UOL e G1.

Na época, Barcaro disse que a grande repercussão do projeto se deu pela peculiaridade da iniciativa, já que a pratica do esporte ainda não é muito difundida no país.

Mas em Várzea Paulista o número de adeptos só tem crescido. “Atualmente treinamos a noite para não interromper o trabalho dos guardas e contamos com a presença de pessoas da cidade, de Jundiaí, Campinas, membros das policias Civil e Militar de Jundiaí e integrantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre”, conta Barcaro.