Alunos participam de formatura do projeto de Alfabetização Visual

Educação - Destaques
Exposição de fotografia e entrega de certificados encerram as oficinas
 
 
Na última segunda-feira (6), 70 alunos da escola Juvelita Pereira da Silva participaram da formatura do Projeto de Alfabetização Visual realizado pela ONG Imagemagica.
 
Graças a uma parceria com a Autoban – Grupo CCR, as crianças participaram, durante um mês, de oficinas de Fotografia Digital com o objetivo de transformar os participantes em jovens cidadãos conscientes do lugar em que vivem.
 
A coordenadora de ensino Glauce Rocco Parazze contou que o projeto visou à alfabetização visual e foi realizado no período contrário das aulas. “Olhar o mundo em que estão inseridos e desenvolver a postura de cidadãos”.
 
A diretora Nanci Alzira da Silva relata que, após participarem das oficinas, os alunos realizaram encontros para ensinar aos colegas o que aprenderam sobre fotografia. “As crianças se envolveram muito nas atividades”. Para o encerramento, prepararam uma exposição fotográfica. 
A formatura contou com a participação do secretário de Educação,  Rodolfo Braga, que ressaltou a importância da parceria e a participação e envolvimento das famílias nos projetos escolares. “É muito importante esse elo entre a escola, os pais e a comunidade”. O secretário entregou certificados aos participantes das oficinas.
 
A aluna Alessandra Souza Ferreira de Lima, de 10 anos, participou das oficinas e conta que gostou muito. “Aprendi muito e fiz amizades. O que mais gostei foi o jornal que fizemos com as fotografias do curso”. 
 
Já Giovana Ferreira Coutinho Souza, também de 10 anos, contou que já sabia fotografar, mas que aprendeu formas diferentes e muitas coisas sobre fotografia. “Fizemos fotos diferentes, saímos às ruas, montamos cenas com massinha. Foi muito divertido”.
 
O educador Gidione Junior avaliou como produtivo o trabalho desenvolvido. “Eles evoluíram muito. Aprenderam sobre fotografia, mas também desenvolveram um olhar diferente para o trânsito e para o meio ambiente”. Segundo ele, a exposição traz as fotos selecionadas por eles durante todo o curso.