Alunos de Várzea Paulista visitam coletora de lixo Litucera

Infraestrutura - Destaques
Palestra prende a atenção das crianças e estimula a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente
 
 
70 alunos da Escola Estadual Oswaldo Camargo Pires visitaram a empresa Litucera de Limpeza e Engenharia em Vinhedo, na última terça-feira (30). Acompanhadas do secretário de infraestrutura Renato Germano e do secretário de educação Rodolfo Braga, as crianças conheceram todo o processo de coleta e tratamento do lixo.
 
O diretor da empresa Edison Cabreron recepcionou os alunos e conversou a respeito da limpeza da cidade e da importância da colaboração de todos para a manutenção.
 
Também comentou que era a primeira vez que recebiam a visita de estudantes. “É muito gratificante ter um grupo que tira uma tarde para entender o sistema de coleta de lixo”.
 
Em seguida os alunos assistiram a uma palestra com os engenheiros da empresa e participaram de dinâmica sobre reciclagem. 
 
O secretário de educação Rodolfo Braga ressalta que o resultado foi satisfatório e que esse tipo de atividade contribuiu com a conscientização ambiental. “A interatividade foi muito boa.
Eles participaram, tiraram dúvidas, fizeram comentários. Entenderam como funciona o processo dentro do município e a importância desse trabalho para o meio ambiente” finaliza.
 
A aluna Bianca Letícia Mantovani, de 12 anos gostou muito da visita e conta que as dúvidas foram esclarecidas. “Consegui aprender muita coisa e fazer perguntas. Acho que todos da escola deveriam participar da visita”. 
 
Robson Allef Alencar, com a mesma idade, diz que conseguiu entender todo o processo de coleta do lixo. “O que achei mais interessante foi a forma como é recolhido e tratado o lixo”.
 
 
Trabalho multidisciplinar 
 
A atividade foi o desfecho de um projeto desenvolvido na escola, no qual um dos temas escolhidos foi o lixo.
 
Segundo a professora Cleonice Felix, os alunos fizeram pesquisas e entrevistas sobre o assunto, mas ainda restaram muitas dúvidas. “Com as dúvidas da classe, as crianças fizeram cartas direcionadas ao secretário de Infraestrutura da cidade”. 
 
O secretário de Infraestrutura Renato Germano, recebeu a carta, considerou interessantes o trabalho e as dúvidas dos alunos e entrou em contato com a empresa que presta serviços de coleta de lixo na cidade para que pudessem realizar uma palestra.
 
“Pensei em uma atividade que enriquecesse o trabalho, além de esclarecer as dúvidas” conta o secretário. Em parceria com o secretário de educação agendou uma visita à empresa.