Membros do COMDEMA de Várzea Paulista tomam posse oficialmente

Governo e Administração - Destaques
Órgão atuará na defesa do meio ambiente da cidade

Os membros do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) tomaram posse na noite da última quinta-feira (25), na Câmara Municipal. Com a formalização, os 16 agentes (oito da Prefeitura e oito, da sociedade civil organizada) passam a exercer seu mandato, pelos próximos dois anos.

O órgão tem por objetivo atuar na defesa do meio ambiente como um todo: o meio ambiente natural e o meio ambiente artificial ou construído, com destaque para a função social da cidade e exigência de um Plano Diretor adequado.
Outra função é a luta por respeito e implementações de políticas públicas ao meio ambiente cultural. O poder público, representado no Conselho, tem a missão de proteger também os bens culturais e, da mesma forma, o meio ambiente do trabalho.

Composição do Conselho

A administração municipal indicou oito titulares e oito suplentes. Os servidores representarão as Secretarias de Educação, Obras, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Saúde e Assuntos Jurídicos, além da Ouvidoria.

Da sociedade civil, foram eleitos, na última quarta-feira (17),  oito representantes (além de oito suplentes), das instituições: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Associação dos Engenheiros e Arquitetos; Associação Comercial e Empresarial – ACE; Associação dos Bombeiros Civis; Associação Rotary Clube; Associação Expressão Brasil; Associação ECO e VIDA e Casa Transitória Menino Jesus.
Os presidentes do Conselho devem ser, revezadamente, a cada biênio, representantes da Prefeitura e da sociedade civil.

Momento histórico

O secretário de Meio Ambiente, João de Lima, destacou o empenho da atual gestão a cerca do meio ambiente. “Na história de Várzea Paulista, não houve maior preocupação com o meio ambiente como temos agora. Com a realidade do Conselho, que é composto por pessoas comprometidas com o futuro do município, a Secretaria de Meio Ambiente ampliará suas ações ambientais em busca de uma maior qualidade de vida para todos”, afirmou.