Membros do COMDEMA de Várzea Paulista tomam posse oficialmente

Órgão atuará na defesa do meio ambiente da cidade
 
 
Os membros do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) tomaram posse na noite da última quinta-feira (25), na Câmara Municipal. Com a formalização, os 16 agentes (oito da Prefeitura e oito, da sociedade civil organizada) passam a exercer seu mandato, pelos próximos dois anos.
 
O órgão tem por objetivo atuar na defesa do meio ambiente como um todo: o meio ambiente natural e o meio ambiente artificial ou construído, com destaque para a função social da cidade e exigência de um Plano Diretor adequado.
Outra função é a luta por respeito e implementações de políticas públicas ao meio ambiente cultural. O poder público, representado no Conselho, tem a missão de proteger também os bens culturais e, da mesma forma, o meio ambiente do trabalho.
 
 
Composição do Conselho
 
A administração municipal indicou oito titulares e oito suplentes. Os servidores representarão as Secretarias de Educação, Obras, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Saúde e Assuntos Jurídicos, além da Ouvidoria. 
       
Da sociedade civil, foram eleitos, na última quarta-feira (17),  oito representantes (além de oito suplentes), das instituições: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Associação dos Engenheiros e Arquitetos; Associação Comercial e Empresarial – ACE; Associação dos Bombeiros Civis; Associação Rotary Clube; Associação Expressão Brasil; Associação ECO e VIDA e Casa Transitória Menino Jesus.
Os presidentes do Conselho devem ser, revezadamente, a cada biênio, representantes da Prefeitura e da sociedade civil.
 
          
Momento histórico
   
O secretário de Meio Ambiente, João de Lima, destacou o empenho da atual gestão a cerca do meio ambiente. “Na história de Várzea Paulista, não houve maior preocupação com o meio ambiente como temos agora. Com a realidade do Conselho, que é composto por pessoas comprometidas com o futuro do município, a Secretaria de Meio Ambiente ampliará suas ações ambientais em busca de uma maior qualidade de vida para todos”, afirmou.