De forma lúdica aprendem sobre trânsito, respeito e convivência


Conversas, circuito, maquetes e muitas brincadeiras levaram informações às 140 crianças.
O prefeito Juvenal Rossi acompanhou as atividades e participou com as crianças do circuito. Ele destaca a importância desse evento.
“Com esse tipo de atividade eles saem do tema alfabetização para o tema comportamento. Educá-los para o trânsito é também educá-los para saber respeitar, e isso refletirá em outras áreas”.
Ele ressalta que as crianças são educadas como pedestres, mas que serão os futuros motoristas. “Eles aprendem a conviver em sociedade, regras e respeito e isso é fundamental”.
Segundo a Secretária de Trânsito Simoni Bifani, 5 escolas participaram do circuito e a receptividade das crianças ao tema foi boa. “Puderam brincar, fazer perguntas e interagir com placas e outros elementos.
Muitas crianças não sabiam informações básicas como as cores do semáforo”. A secretária conta ainda que a intenção é levar as atividades de trânsito a todas as escolas de educação infantil.
A professora Rosa Inês parabenizou a equipe do trânsito e ressaltou a importância de atividades assim. “Nossas crianças aprendem brincando. É uma forma de vivenciar e aprender na prática sobre o trânsito e como se comportar na rua”.
A aluna Maria Eduarda Rodrigues, de 5 anos estava atenta as explicações do agente de trânsito. “Aprendi que preciso prestar atenção nas placas e atravessar só quando o sinal estiver vermelho para os carros” conta a menina.
A pequena Tainá Santos, também de 5 anos passeou animada de carrinho pelo circuito e obedeceu as regras aprendidas. “Tem que parar o carro para quem está a pé passar”.