Várzea Paulista teve semana de capoeira com XII Encontro e Intercâmbio Cultural

Esporte e Lazer - Destaques
Com a presença de capoeiristas de todo Brasil e de diversos países o evento agitou a semana na cidade

Nesta semana a cidade recebeu o 2º Intercâmbio Cultural de Capoeira.  Organizado pelo grupo Capoeira Brasil, em parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista, o evento contou com palestras, oficinas para crianças e adultos, apresentação de Capoeira Inclusiva e Show Cultural, além do “batizado de capoeira” (graduação).
O encerramento da semana foi realizado no sábado (20) no Espaço Cidadania e contou com um “Show Cultural” com a apresentação de Maculelê, samba de roda e capoeira, além do tradicional “batizado” e troca de graduações. O evento foi muito animado e contou com a presença de mais de 300 pessoas. O prefeito Juvenal Rossi prestigiou o evento acompanhado do Secretário adjunto de cultura José Moreira.

O mestre do Grupo Capoeira Brasil, Edvaldo Pereira dos Santos, conhecido como Bola Sete, conta que o objetivo do evento foi desenvolver a cultura e fazer a troca de informações. Segundo ele, Várzea já é uma referência no assunto. “Um evento deste tamanho é importante, pois enaltece a capoeira, incentiva os alunos e mostra o potencial da cultura ligada a ela” ressalta.

O Intercâmbio contou com a presença de lutadores de outros países: Alemanha, Hungria, Itália, Chile e Argentina. Também haverá a presença de lutadores de Brasília, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e várias cidades de São Paulo.