Prefeitura abre oficialmente a Semana Nacional de Trânsito

Trânsito - Destaques
Público assiste a palestras de conscientização e conhece agentes mirins
 
 
A Semana Nacional de Trânsito foi aberta oficialmente em Várzea Paulista, na manhã da última segunda-feira (22), na Câmara Municipal. A Secretaria de Trânsito apresentou os três agentes mirins em formação e promoveu duas palestras sobre a importância do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), para a prevenção de acidentes.
 
O instrutor do Detran, Vágner Quintiliano, mestre em engenharia de transportes, pela Unicamp, destacou, em sua palestra, a importância da cooperação social para evitar acidentes.
 
O próprio CTB deixa claro o papel dos pedestres, inclusive. Como exemplo, o agente citou os casos nos quais jovens tentam passar pelas vias, sem atentar devidamente aos carros, por estarem conectados à internet, pelo celular. “Nem sempre a responsabilidade é única e exclusiva do condutor”, explicou.
       
O outro palestrante foi o agente de trânsito varzino, Augustinho Neto. Há quase 10 anos na função, o servidor explanou, de forma didática, a evolução do trânsito ao longo do tempo, com destaque para o surgimento das leis e normas de trânsito, no século XX.
 
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, ressaltou a importância do evento para o aumento da conscientização no trânsito varzino. Faz-se necessária, segundo o gestor, uma mudança de comportamento, sobretudo para reduzir o número de acidentes.
Em sua visão, os munícipes têm entendido essa mensagem. “Eu tenho esperança de que nossa cidade está se educando cada vez mais”.
 
Os três agentes mirins de trânsito também foram apresentados aos presentes. Segundo a secretária interina de Trânsito, Simone Bifani, as crianças terão a função de auxiliarem pais, professores e amigos, no dia-a-dia, a cumprirem as leis de trânsito. Haverá inclusive um pequeno talão de multas simbólicas.
 
O treinamento para que os agentes entrem em ação será de 60 dias, aproximadamente.
Durante o evento, foi exposta uma maquete bastante didática, para exemplificar as sinalizações possíveis.
 
 
Novos avanços
 
Segundo o prefeito, uma nova linha de crédito de R$ 2 milhões, junto ao Governo Estadual, permitirá por em prática um projeto amplo de acessibilidade às pessoas com deficiência, na cidade. Será algo inédito no município.
 
Juvenal Rossi também sublinhou outras intervenções públicas, no sentido de otimizar o tráfego veicular em Várzea Paulista e facilitar o trabalho dos agentes de trânsito.
 
No final de março, foi inaugurada a Estrada da Boiada, pela Prefeitura de Jundiaí. A via liga a região do bairro Santa Gertrudes, em Jundiaí, à região da Vila Popular, em Várzea Paulista.
 
Com o mesmo intuito, o início das obras do Viaduto da Ponte Seca está previsto para a segunda quinzena de novembro. Fruto de convênio com o Governo Estadual, o projeto prevê a construção de uma passagem superior à linha férrea, para fazer a ligação entre o Bairro Ponte Seca e a Av. Duque de Caxias, próximo ao Jardim Promeca.
 
A ligação será uma alternativa para acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município. “Algumas coisas serão melhoradas, com certeza, no trânsito”, previu o prefeito.
 
Também foram reduzidos consideravelmente, por meio de uma nova licitação, os custos com as manutenções de radares e lombadas eletrônicas, na cidade.
           
Semana Nacional de Trânsito
 
Com o tema “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”, serão realizadas diversas atividades, em vários pontos da cidade, como avenidas, igrejas e estabelecimentos comerciais. A finalidade é conscientizar a sociedade, com vistas ao resgate de valores que contribuam para um trânsito mais seguro em toda a cidade.
 
23 de setembro
Missa para os agentes de trânsito na igreja Nossa Senhora da Piedade, às 19h30; sinalização e administração;
 
25 de setembro
Atualização oferecida aos motoristas da Prefeitura de Várzea Paulista;
 
22 a 26 de setembro
Serão feitas duas campanhas de conscientização paralelas: uma nas ruas da cidade, das 6h30 às 8h30 e das 16h30 às 18 horas, com faixas para da Semana Nacional de Trânsito e brindes; a outra será nas escolas:
 
22 de setembro
14 horas – creche Pedro Musseli;
 
23 de setembro
Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Jovino Cosme Ubaldo, das 7h30 até as 9h30 e das 13 horas às 15h30;
 
24 de setembro
Cemeb Manoel Caetano, das 7h30 às 9h30 e das 13 horas às 15h30;
 
25 de setembro
Pró Infância, das 7h30 às 9h30 e das 13 horas às 15h30;
 
26 de setembro
Ginásio de Esportes Vila Popular, com alunos da Cemeb Luis Fioresi, das 7h30 às 9h30 e das 13 horas às 15h30.