Escola João Aprillanti conquista o maior IDEB da cidade

Educação - Destaques
Comprometimento, trabalho em equipe e participação da comunidade e dos pais trazem bons resultados
O Cemeb Prefeito João Aprillanti (Centro Municipal de Educação Básica) conquistou o melhor desempenho da cidade no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação). A escola, localizada na Vila Santa Teresinha, obteve o índice de 6,9, resultado que era a meta para 2021. O índice foi medido no final de 2013.

Projetos, atividades extras e equipe comprometida foram elementos que levaram a escola a obter esse resultado. Entre os trabalhos, destaca-se o Projeto Cultural. Resgatam-se músicas regionais e se aborda a diversidade cultural.

Outra atividade é o projeto Horta Suspensa, pelo qual se abordam assuntos como a questão ambiental e a alimentação saudável. A professora Monica D’angio Maritos, responsável pela iniciativa, conta que o projeto consegue envolver inclusive os pais. “Muitas famílias também produzem suas hortas verticais em casa com as orientações do projeto. É uma forma de aproximá-los da vida escolar da criança” ressalta a professora.

A diretora da escola, Pureza Maciel de Moraes, ressalta ainda as ações da Secretaria de Educação como a compra de livros, DVDs e a parceria com o COE (Centro de Orientação Educaciona). “Todas essas ações contribuem para que nossos alunos tenham um desempenho melhor em toda a vida escolar”, finaliza.

Segundo a professora Maria Luiza Oliveira, também há uma preocupação específica com os alunos do quinto ano, para a participação nas avaliações externas e também por ser um fechamento de ciclo. “Queremos que nossos alunos tenham boas condições de participar de todas as atividades que a vida escolar exigir, isso inclui as avaliações”.

A diretora Pureza ressalta ainda as ações da Secretaria de Educação como a compra de livros, DVDs e a parceria com o COE (Centro de Orientação Escolar). “Todas essas ações contribuem para que nossos alunos tenham um desempenho melhor em toda a vida escolar” finaliza.

Satisfação e motivação

A conquista foi motivo de comemoração e orgulho para os funcionários da escola. “O resultado deixou todo o grupo muito satisfeito. Não esperávamos um desempenho tão bom”, afirma Pureza. Segundo a diretora, a escola passou a ser municipal em 2007 e vem melhorando a cada avaliação.

A professora Rute Albuquerque Rodrigues da Silva é outra servidora muito satisfeita. “Desenvolvemos um trabalho em grupo com o comprometimento de todos. Fiquei feliz pelo resultado, mas,  principalmente, por fazer parte dessa equipe”.

Sobre o IDEB

Criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas), o índice reúne em um indicador dois conceitos importantes para a qualidade de educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do INEP – no caso dos municípios, a Prova Brasil. O IDEB fixa metas nacionais, municipais e específicas para as escolas.