Projeto Maquete é apresentado às empresas da cidade

Infraestrutura - Destaques
Secretaria de Educação e Sabesp buscam novos parceiros para a ampliação das atividades

Nesta quinta (18) a Secretaria de Educação de Várzea Paulista apresentou o Projeto Maquete a algumas empresas da cidade. A ação visou novas parcerias para continuar e ampliar o trabalho levando-o a um número maior de alunos.

O intuito do projeto é levar aos alunos da Rede Municipal a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e sobre o uso da água de forma sustentável.

São feitas atividades em salas de aula e informática, visitas às estações de tratamento de água e esgoto, teatro. Por fim, como produto final, constroem-se maquetes das estações e apresentação do trabalho com a Feira de Meio Ambiente.

O agente cultural José Moreira participa do projeto com a peça “O luxo do Lixo”, que sensibiliza as crianças para as questões que serão trabalhadas. A participação e o envolvimento das crianças são satisfatórios, em sua avaliação. “A peça apresenta as consequências da destruição do meio ambiente e questiona que mundo deixaremos para os nossos herdeiros. As crianças recebem muito bem as ideias propostas”.

Segundo a coordenadora de projetos, Vani de Paula Martins, a conscientização das crianças é uma forma de atingir toda a sociedade “Elas levam as informações às famílias e cobram as pessoas de um comportamento mais sustentável”.

O técnico de gestão da Sabesp, Douglas Pereira, ressalta a importância de levar essa conscientização. “A ideia é que daqui alguns anos teremos uma geração melhor do que temos” finaliza Douglas.

Boa perspectiva

Iniciado no ano passado, com a participação de duas escolas municipais, o Projeto Maquete abrangeu, em 2014, 4 escolas. Para os dois próximos anos, o objetivo é conseguir atingir as 12 escolas de Ensino Fundamental da cidade.