Plano Municipal de Educação é aprovado em Várzea Paulista

Educação - Destaques
Projeto de lei é aprovado na Câmara Municipal

A aprovação pela Câmara Municipal se deu na última terça-feira (9), em sessão ordinária. O Prefeito Juvenal Rossi, deve sancionar nos próximos dias, o plano Municipal de Educação, tornando Várzea Paulista uma das primeiras cidades da região a ter o Plano Municipal de Educação (PME).

O documento é um norteador da política pública no município e define objetivos, diretrizes e rumos da educação num prazo estipulado de dez anos. “Ele possibilita um olhar especifico sobre o cenário educacional do município” conta a supervisora de ensino, Magali Souza.

O plano será levado às comunidades escolares para que conheçam e participem das ações em busca da realização das metas.

O documento foi redigido por representantes da educação organizados através do Conselho Municipal de Educação (CME). O colegiado é formado por professores, diretores, pais de alunos, representantes de entidades ligadas à educação e representantes do Poder Público.
O presidente do Conselho, professor Geraldo Spolli, conta que toda a comunidade escolar do município é responsável pelo documento e que ele é um instrumento importante.

“O plano direciona os trabalhos até 2024 e traça diretrizes como a superação do analfabetismo, a melhoria da qualidade, a universalização e as questões ambientais e outras”.

Geraldo ressalta a importância da participação ativa da comunidade escolar para fiscalizar o Poder Público para que o projeto de lei se torne realidade.

Magali destaca também que o documento prevê o acompanhamento e avaliação das ações e resultados e a criação de um Fórum de Educação com representantes dos diversos segmentos que constituem a educação do Município. “As metas previstas certamente beneficiarão todos os envolvidos no processo educacional nas diferentes etapas e modalidades de ensino” finaliza Magali.