XII Encontro de Capoeira e Intercâmbio Cultural começa em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques
De 15 a 20 de setembro, a cidade recebe capoeiristas de todo Brasil e de diversos países
Nesta semana a cidade recebe o 2º Intercâmbio Cultural de Capoeira.  Organizado pelo grupo Capoeira Brasil, em parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista, o evento contará com palestras, oficinas para crianças e adultos, apresentação de Capoeira Inclusiva e Show Cultural, além do “batizado de capoeira” (graduação). O Intercâmbio contará com a presença de lutadores de outros países: Alemanha, Hungria, Itália, Chile e Argentina. Também haverá a presença de lutadores de Brasília, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e várias cidades de São Paulo.

O mestre do Grupo Capoeira Brasil, Edvaldo Pereira dos Santos, conhecido como Bola Sete, conta que o objetivo do evento é desenvolver a cultura e fazer a troca de informações. Segundo ele, Várzea já é uma referência no assunto. “Um evento deste tamanho é importante, pois enaltece a capoeira, incentiva os alunos e mostra o potencial da cultura ligada a ela” ressalta.

A semana teve início com uma Roda de abertura realizada nesta segunda-feira no Espaço Cultural do Grupo Capoeira Brasil (GCB), e na terça seguiu com um curso com o Mestre Girino também na sede do Grupo.

Na sexta (19) o Grupo fará uma apresentação com os alunos da APAE de Várzea Paulista de Capoeira Inclusiva. A atividade também é aberta ao publico e será realizada na quadra da instituição. A APAE está localizada na rua Alberto de Oliveira, 55, Jardim Cruz Alta.

No sábado (20) às 15 horas acontecerá o Show cultural com apresentação de Maculelê, samba de roda e capoeira, além do tradicional batizado. A atividade é aberta ao público e gratuita. O Espaço Cidadania está localizado na Avenida Ipiranga, 151, Centro.

Confira a programação completa:

Segunda (15) 19 horas.
Roda de abertura.

Terça (16) 18 horas.
Curso com Mestre Girino.

Quarta (17)
18 horas – Oficina Infantil de 0 a 3 anos.
Local: Espaço Cultural GCB de Várzea Paulista.

19h 30 – Oficina Infanto-Juvenil.

Quinta (18)
14 horas – Aulão e integração.
Local: Espaço Cidadania.

18 horas – Festival de Cantigas.
Local: Espaço Cultural GCB de Várzea Paulista.

Sexta (19)
13 horas – Festival Capoeira Inclusiva – APAE.
Local: APAE de Várzea Paulista. Rua Alberto de Oliveira, 55, Jardim Cruz Alta.

18h 30 – Curso com mestres convidados.
Local: Espaço Cidadania Várzea Paulista.

Sábado (20)
9 horas – Roda de Rua.
Local: Em frente à Caixa Econômica, Várzea Paulista.

15 horas – Entrega de Cordas e Troca de graduações.
Local: Espaço Cidadania.