Munícipes são estimulados a usarem meios alternativos de transporte, no dia 22 de setembro
A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Paulista iniciou na última segunda-feira (15), os preparativos para o Dia Mundial sem Carros, ação simbólica que será feita na próxima segunda-feira (22).
Os agentes estão mobilizando a população, por meio meios de comunicação da Prefeitura e comércios da cidade. A ideia é aumentar o uso de meios de transporte alternativo e diminuir a emissão de gás carbônico (CO²), altamente poluente.
Ao longo desta semana, os munícipes serão sensibilizados por ações publicitárias no site e na página do Facebook da Prefeitura. Prédios públicos e estabelecimentos comerciais da cidade também receberão cartazes alusivos à ação.
Segundo o representante da pasta, João de Lima, os munícipes poderão participar, fazendo uso de bicicletas, ônibus, trens ou outras formas de locomoção. “É uma forma de chamar a atenção para que as pessoas comecem a mudar seus hábitos”, explica.
Segundo o gestor, a iniciativa também será importante para a obtenção de pontos no ranking do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Um dos quesitos a serem atendidos é o da qualidade do ar e os municípios cadastrados com as melhores colocações conseguem angariar recursos financeiros, para o custeio de atividades ambientais.
Município Verde Azul
O Governo Estadual de São Paulo lançou o programa em 2007, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.
A ideia é estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. As ações propostas são então avaliadas a cada ciclo anual.
A partir disso, o IAA (Indicador de Avaliação Ambiental) é disponibilizado à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população.
A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
As 10 diretivas nas quais os municípios concentram seus esforços são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes municipais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.
Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul.