Eventos culturais movimentam o final de semana varzino

Esporte e Lazer - Destaques
Música clássica e teatro musical agitam a cidade e são sucesso de público

No último final de semana (13 e 14 de setembro), Várzea Paulista recebeu dois eventos culturais que agitaram a cidade: teatro musical “A Última Página” e a apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Estado, ambos no Espaço Cidadania.

A peça teatral, no sábado à noite, foi encenada pela companhia Arteenager, que também produziu o número. Os jovens atores trouxeram elementos de diversas linguagens artísticas e muito movimento. A peça foi encenada no sábado e no domingo a noite e contou com um grande público que acompanhou com entusiasmo o espetáculo.

O diretor da companhia Bruno Rodrigo Fonseca da Silva, conta que a peça é uma mistura de música, interpretação, técnicas de luta e ginástica artística e propõe momentos de riso e reflexão. “Nosso texto é dinâmico e com muito movimento e por isso prendeu a atenção do público” conta Bruno.

O secretário adjunto de Cultura, José Moreira, ressaltou que a reação positiva do público é resultado do trabalho que a companhia vem desenvolvendo. “Foi um tipo de espetáculo que nunca havia sido apresentado na cidade e foi muito bem recebido”. Moreira conta que a agenda da companhia agora ficara aberta para apresentações em outras cidades.
No domingo, o Quinteto de Metais atraiu público de todas as idades. O grupo faz parte da principal banda do estado, reconhecida nacional e internacionalmente, e trouxe um repertório de música clássica que incluiu Vivaldi e Mozart e encantou o público.

A apresentação faz parte da parceria entre Secretaria Adjunta de Cultura, por meio da Escola de Música, com o Governo do Estado de São Paulo que leva apresentações de música as cidades. Na avaliação de Moreira, a apresentação foi maravilhosa. “Foi sucesso de público e crítica. Foi uma repercussão muito boa e por isso já estamos nos programando para pedir uma nova apresentação para o próximo ano”.

Sobre Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é uma formação musical em que predominam instrumentos de sopro e percussão, com piano e contrabaixos. Formada por 82 músicos, dedica-se à difusão da música de concerto e ao incentivo de novas composições e arranjos para esta formação instrumental.

A Banda Sinfônica tem como papel principal a divulgação e a criação do repertório original, e como característica essencial a versatilidade, produzindo concertos sinfônicos e populares, além de espetáculos diversos como balé, cinema, ópera, teatro e dança.

Ao longo de sua história teve como regentes titulares os maestros Roberto Farias, Daniel Havens e Abel Rocha. Atualmente é comandada pelas batutas do diretor artístico e regente titular Marcos Sadao Shirakawa e da regente adjunta Mônica Giardini.

A Banda Sinfônica possui uma agenda oficial de apresentações gratuitas e a preços populares, durante todo o ano, num esforço contínuo em ampliar o alcance de seus acordes e conquistar um público cada vez mais amplo, com seu extraordinário trabalho.

Arte à disposição da população

A Companhia Arteenager nasceu em junho de 2008, na escola irmã Maria de São Luiz, Escola Estadual de Várzea Paulista. Começou como um projeto do grêmio estudantil com cerca de 10 jovens. Com o passar do tempo, cresceu e passou a ser grupo independente e, finalmente, uma companhia teatral. Mais de 300 jovens já fizeram parte dos números realizados.

Os ensaios e aulas são todos feitos com apoio da Prefeitura, por vários voluntários, no Espaço Cidadania. Os alunos aprendem noções de técnicas teatrais, como canto, interpretação e dança.

Como participar

O grupo abre inscrições no dia 28 de setembro, para munícipes a partir de 13 anos de idade. Os interessados devem comparecer ao Espaço Cidadania, aos sábados, das 9 horas ao meio-dia e procurar pelo diretor, Bruno da Silva.

Segundo ele, os candidatos fazem uma pré-entrevista e aulas experimentais, inicialmente. Depois desse processo, os interessados em continuar nos trabalhos realizam o cadastro.