“Viagem Literária” traz Luiz Roberto Guedes a Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques
Autor fez um bate-papo com os leitores

Nesta quarta (10) a Biblioteca pública de Várzea Paulista recebeu o escritor e poeta Luiz Roberto Guedes para conversar com os leitores. O encontro contou com a presença de alunos da escola estadual “MItiharu Tanaka” que fizeram perguntas e ouviram as histórias e relatos de como acontece o processo de escrita e publicação de um livro.

Luiz começou contando que sempre gostou muito de arte, mas que quando criança pensou em ser músico ou desenhista, mas que a imaginação e atenção às histórias contadas pelas pessoas o fizeram escritor. Ele compara o escritor a um passarinho. “Alguns pássaros levam para o ninho alguns objetos que acham bonitos, o escritor faz isso com as histórias que ouve” relata.

Com estusiasmo os estudantes ouviram sobre as obras do autor, sobre o processo de criação e como utiliza elementos da vida para compor suas histórias, também falou sobre como a leitura durante a infância foi importante para que se tornasse escritor. “Foi o gosto pela leitura que me tornou escritor e a temática do mistério e do sobrenatural sempre me encantou e por isso resolvi escrever sobre isso” contou.

A coordenadora da escola Cibele Dias Melo relata que o contato com um autor aproxima os alunos da história e incentiva o gosto pela leitura. “O encontro amplia a visão dos alunos e traz o mundo dos livros mais próximo, tornando-o ainda mais interessante. É uma vivência que não se esquecerão nunca” ressalta a coordenadora.

O estudante Leandro Augusto Bassato, de 11 anos, conta que estudou com seus colegas alguns contos do autor e que as histórias estão cheias de mistério e terror. Mas o que mais chamou a atenção na conversa é descobrir o que o leva a escrever as histórias, o que usa como inspiração. “É muito interessante conversar com o autor e descobrir como foram escritas histórias que eu gosto” completa o garoto.

Luan Henrique Medeiros, de 18 anos é apaixonado por leitura e sempre participa dos encontros da “Viagem Literária”. Para ele são uma oportunidade para aprender mais e conhecer novas histórias. “O contato com os autores, com novas histórias me faz recordar a infância, meus tempos de escola, e me faz perceber o quanto é importante ler” finaliza Luan.

Sobre o autor

Luiz Roberto Guedes é autor de vários livros juvenis, como Lobo Lobão Lobisomem, Armadilha para Lobisomem, O caçador do arco-íris, Meu mestre de história sobrenatural e Viajantes do trem-fantasma. Publicou também Calendário lunático, Poemário bilíngue, Português/ italiano, a novela histórica O mamaluco voador e o livro de contos Alguém para amar no fim de semana. Seus livros Treze noites de terror e O livro das máquinas malikas foram adotadas pelo Plano Nacional Biblioteca na Escola. É letrista sob o pseudonônimo de Paulo Flexa.

A Biblioteca Municipal Profª Zulmar Zuleika Turcato Maraccini fica no Espaço Cidadania, na Avenida Ipiranga, 151 – Centro.

O projeto “Viagem Literária”

Criado em 2008 o projeto viaja pelo estado de São Paulo levando nomes consagrados da literatura brasileira para falar sobre livros e contar histórias que encantam o público. O objetivo do projeto é aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista.

O “Viagem Literária” promove encontros que dinamizam a programação das bibliotecas municipais, visando transformá-las em centros de convivência multicultural. Nessa edição o projeto passará por 80 cidades.