Telecentros abrem inscrições para cursos de informática

Esporte e Lazer - Destaques
Aulas de inclusão digital e aplicativos para escritórios serão oferecidas em três Telecentros
 
A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer abriu vagas para os cursos gratuitos de Inclusão Digital e Aplicação para o Escritório. As inscrições vão de 22 a 26 de setembro, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
Os interessados devem comparecer a um dos três Telecentros, munidos de cópias de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço.
 
Segundo a coordenadora dos Telecentros, Vani de Paula Martins, o objetivo dos cursos é promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades atendidas. O trabalho reduz a exclusão social e cria oportunidades de inclusão digital.
 
Cada aluno receberá uma apostila pedagógica para auxiliar a aprendizagem. A carga horária total é de 40 horas.
Os cursos serão oferecidos em três locais em diferentes bairros, no Espaço Cidadania, no CRAS Oeste e no Parque Chico Mendes. 
 
Confira os endereços:
-Espaço Cidadania: Avenida Ipiranga, 151, Centro.
-CRAS Oeste: Avenida Bertioga, 1375, Vila Tupi.
-Parque Chico Mendes: Rua Guarujá, 276, Jardim América II.
 
Acesso grátis e integração
 
Os Telecentros oferecem acesso gratuito à internet para diferentes tipos de pesquisas. Não é necessário fazer inscrições. Trata-se de espaços sem fins lucrativos, de acesso gratuito, com computadores conectados e disponíveis para diversos usos a toda a população.
 
Segundo Vani, os Telecentros também promovem integração, cultura e lazer. “Os frequentadores contam com assistência de professores qualificados, que atuam como gestores locais”.
 
 
Alunos já matriculados aprovam o curso
 
Para melhorar a qualidade das aulas de informática dos telecentros e o aprendizado, os alunos do curso de Inclusão Digital contarão com um novo material. As apostilas desenvolvidas pelos professores de informática da cidade visam facilitar as aulas e ajudar o aluno.
 
Segundo a professora informática, Luana Pereira Silva, o material auxilia os alunos também no estudo fora do Telecentro.
 
“Com a apostila é possível tentar fazer o que aprendem em aula fora daqui, podem estudar e tirar dúvidas” conta Luana. A professora conta que o material foi produzido com ilustrações e passo-a-passo dos procedimentos aprendidos. 
 
A aluna Ludmila Mendes da Silva, de 55 anos frequenta as aulas do Telecentro e conta que aprendeu muito e que isso já vem ajudando em sua vida.
 
“O curso é excelente. Eu não sabia nada de informática e hoje já consigo fazer muitas coisas, inclusive usando a internet. Foi uma atualização muito importante para mim porque tudo hoje utiliza o computador”.
 
Ela conta também que pretende continuar aprendendo mais e fazendo outros cursos, já que os conhecimentos sobre informática são uma exigência do mercado de trabalho. “Acredito que os novos conhecimentos vão me ajudar também na vida profissional” ressalta.
 
Caio Alves de Azevedo, de 16 anos também cursa as aulas do Telecentro e conta que utiliza o que aprendeu em sua vida escolar. “Consigo fazer pesquisas, digitar meus trabalhos e realizar cálculos com mais facilidade”.
Ele relata que o material tem ajudado a tirar dúvidas quando usa o computador em casa e que tem ajudado muito nas aulas.