Prefeitura fiscaliza obras para captação de água

Infraestrutura - Artigos
Sabesp instalará bomba no Rio Jundiaí, para evitar racionamento em Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista fiscaliza, nesta semana, a construção da base para a alvenaria do prédio onde ficará a bomba de água para captação de água do Rio Jundiaí, por parte da Sabesp.  Segundo o gerente da Sabesp em Várzea Paulista, Sydnei Tortolano, a obra está na fase de escavação. Os agentes municipais asseguram o correto prosseguimento dos trabalhos.

A água captada do Rio Jundiaí será levada, se necessário, a partir do final do ano, por meio de tubos, até a represa de abastecimento, localizada no Clube de Campo da cidade. De lá, vai ser bombeada para a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim das Palmeiras, de onde poderá ser retirada e novamente represada, se houver necessidade.
Será possível captar 100 litros de água por segundo, a partir da próxima semana. A obra custará à empresa aproximadamente R$ 550 mil. A captação, também sob fiscalização da prefeitura, fiscalizará os trabalhos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, a atual gestão municipal requisitou à empresa um projeto para evitar problemas futuros de abastecimento de água. A Sabesp atendeu a solicitação, prontamente.

Segundo o engenheiro e gerente de setor técnico, Marcos Alexandre Uyehara, ainda não há preocupação de racionamento na cidade, mas a obra é uma forma de prevenir problemas futuros.

“Existe a possibilidade de continuarmos sem chuva por mais um período. A obra é uma forma de garantir que a cidade não passe por um racionamento”.
Será possível, inclusive, tomar a mesma medida nos próximos anos, caso seja necessário, como explicou Tortolano.

De acordo com o gerente de divisão de Campo Limpo Paulista da Sabesp, André Sotero, a captação só será possível graças a obras anteriores da empresa, em parceria com a Prefeitura. Entre elas, tem destaque a despoluição do Rio Jundiaí. Várzea Paulista conta hoje com 96% do esgoto tratado.
“A despoluição é resultado de obras nos coletores tronco de córregos e construção de interceptor que leva esse esgoto coletado até a Estação de Tratamento. Com isso, 24 milhões de litros de esgoto são deixados de lançar diariamente no rio”.

Intervenções históricas

Germano também destacou que a outorga (liberação para a captação de água) por parte do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), só foi possível em razão da atual qualidade da água. Trata-se de um fato histórico para a cidade.

Para o prefeito Juvenal Rossi, essas intervenções são de extrema importância para o município. “São obras que trazem mais qualidade de vida à população e que hoje possibilitam à cidade essa captação que evitará o racionamento de água em Várzea Paulista”.