Prefeitura apresenta obras da nova UBS São José

Saúde - Cotidiano
Nova Unidade Básica de Saúde está na reta final
 
 
Na manhã da última terça-feira (9), ocorreu a visitação às novas instalações da UBS São José, para apresentação do projeto e o andamento das obras já concluídas. O evento contou com a presença de autoridades, funcionários da saúde e convidados.
 
 As obras da nova UBS São José (Unidade Básica de Saúde), no Jardim Cruz Alta, já recebeu, um lastro interno de concreto e, em algumas salas, chapisco e reboco, para a futura colocação de azulejos. A parte externa está praticamente finalizada. A Secretaria de Obras e Urbanismo fiscaliza os trabalhos da empresa licitada.  A ideia é permitir a entrega do novo benefício à população o mais rápido possível.
 
Segundo o secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana, a conclusão da obra tem previsão para o mês de novembro, “Esta é uma construção moderna, acima dos padrões dos últimos anos, a previsão de término da construção, está para o dia 27 de novembro deste ano, agradeço a equipe de obras, pois temos feito Várzea crescer,” explica Santana. 
 
Além da obra da nova UBS, já existe um projeto para a construção de uma Academia da saúde, “É uma obra para o futuro, mas já estamos preparando este projeto para criar essa academia aqui ao lado para facilitar o trabalho da equipe também,” finalizou o secretário. 
 
Um dos convidados presentes na apresentação da obra, Sidney Luís Dias da Costa, acredita que as novas instalações centralizam o atendimento, “Essa instalação permite a saúde estar mais próxima da comunidade e dar o primeiro atendimento para a população,” disse.
 
 
Novas Instalações
 
A obra do Governo Federal e Municipal substituirá a atual UBS São José. Haverá uma área de construção de 419,52 mt², com 26 repartições, contará com dois consultórios genéricos, além de consultórios pediátrico, ginecológico, de acolhimento e odontológico, este com capacidade para três cadeiras odontológicas. 
 
A UBS também terá salas de imunização, recepção, espera, reunião, gerência, para os agentes de saúde, inalação, procedimentos, esterilização, expurgo, curativo e dispensário. No local serão realizadas consultas médicas, vacinação, coleta de exames, grupos educativos, atendimentos de enfermagem e visitas domiciliares. 
 
 
Maior conforto e comodidade
 
Segundo o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, a nova unidade será moderna, com 26 salas entre consultórios de especialistas e apoio.“Teremos melhores acomodações para os funcionários e a população, esta Unidade garantirá um atendimento de qualidade a altura da necessidade da cidade”, explica.                               
 
O secretário reforça a necessidade desta nova UBS, uma vez que o prédio antigo não tem mais condições de reformas, “A atual Unidade já não suporta mais nossa realidade. O prédio foi reformado outras vezes, não dava mais para ficar reformando, então esta maravilhosa obra trará maior conforto e comodidade para os usuários e funcionários” finalizou.
 
A gerente da UBS São José, Andréia Cristina de Sousa, vê o empenho da atual administração para com as obras, “Esta nova estrutura trará uma qualidade melhor de atendimento, agradeço a participação de todos envolvidos,” disse Andréia.
 
Para Esdras Alves Feitosa, o atual gerente da UBS Cidade Nova II, a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para a saúde, “A função das UBS neste território é promoção, prevenção e tratamento das patologias e atender toda demanda primária que entranha UBS, a atenção básica estando bem, a saúde vai bem,” explica Esdras.  
 
Segundo o Prefeito Juvenal Rossi, a saúde sempre foi priorizada, ”Até o final do mandato a saúde será prioridade, por isso vamos continuar investindo, é importante que façamos o que Várzea precisa, essa cidade será outra,” disse Rossi.
 
A nova UBS São José está localizada na Rua Guaxupé, 94 – Jardim Cruz Alta – Várzea Paulista – SP.