Cidade celebra conquista histórica para a Educação Municipal

Educação - Destaques
Educação do Munícipio obteve maior crescimento no índice desde sua implantação em 2005

Graças ao comprometimento e participação ativa dos servidores que atuam na área da educação básica. A cidade de Várzea Paulista já pode celebrar um avanço histórico num dos principais indicadores de qualidade para a educação básica que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, aferido e divulgado na última sexta feira pelo Ministério da Educação.

Segundo o Ministério da Educação, Várzea Paulista atingiu a nota 6,0 que esta bem acima da média nacional que ficou em  4,9 e da média estadual que ficou em 5,8 e  registrou um aumento de 0,7  em relação ao ultimo índice divulgado em 2011 que foi de 5,3 . Com isso a cidade celebra o maior crescimento na nota do índice desde que ele foi implementado.

A conquista deve encher de orgulho nossos educadores, alunos e os pais e agora deve ser mantida e ampliada nos próximos anos.  O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura e Lazer já havia sido premiado recentemente com a conquista do prêmio gestor nota 10.

O IDEB

Várzea Paulista atingiu o índice de 6.0 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na última avaliação, realizada em 2013. O aumento é resultado de ações desenvolvidas nos últimos dois anos pela Secretaria de Educação.

O IDEB foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas) reúne em um indicador dois conceitos importantes para a qualidade de educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do INEP, no caso dos municípios a Prova Brasil. Ele também fixa metas nacionais, municipais e para as escolas.

As ações

De acordo com o secretário de Educação Rodolfo Braga, vários trabalhos possibilitaram esse melhora: COE (Centro de Orientação Educacional) – atendimento personalizado a crianças com dificuldade de aprendizado, com fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos; capacitação dos educadores; mudanças do cardápio dos alunos – diminuição do sódio pela maior utilização de ervas; projeto educacional do município; condições administrativas (físicas e profissionais); implantação do Caderno Compartilhado – novo material didático formulado com o auxílio dos educadores do município, para qualificar o ensino; Roda de Conversa: encontro feito mensalmente, do secretário com os professores interessados, a fim de qualificar o trabalho nas escolas; encaminhamento do projeto de lei para a criação do PME (Plano Municipal de Educação), que, aprovado pela Câmara Municipal, será o primeiro conjunto de diretrizes pedagógicas e administrativas da região; desenvolvimento de projetos ambientais nas escolas e parcerias com empresas como Sabesp e CCR Autoban.