10ª Orquivárzea recebeu 40 mil visitantes

Esporte e Lazer - Destaques
Festa se consolida como o maior evento da história do munícipio
A 10ª edição da Orquivárzea – recebeu entres os dias 29 a 31 de agosto, mais de 40 mil visitantes, vindos de várias partes do País.  De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, a atual gestão obteve, de apoiadores e patrocinadores, 100% dos recursos, e o evento foi feito sem custo algum à Prefeitura. A administração licitou o custeio da praça de alimentação e do parque. 
 
Pela licitação, além dos R$ 3500,00 pagos diretamente ao Fundo Social de Solidariedade da cidade, a empresa vencedora permitiu a economia de R$ 74.386,26, valor orçado pela administração para a montagem de estrutura e custo com funcionários nesses locais. 
 
Em 30 de julho, foi oficializado o contrato de comodato do terreno da antiga empresa Fionda a Prefeitura varzina, que permitiu a utilização do terreno para eventos, por parte da administração municipal, gratuitamente. 
 
O novo centro de eventos fez sucesso e a população se surpreendeu com a estrutura montada no novo Centro de eventos de Várzea Paulista.
 
 Fabiana Toledo e Alexandre Ferreira da Silva vieram com a pequena filha, Yasmim Ferreira, de 1 mês e 16 dias de vida. O casal mora há mais de 10 anos na cidade e se impressionaram com a organização e estrutura do evento. Este ano, os dois compareceram para curtir os shows, gostaram bastante da organização do espaço e se sentiram mais seguros. “O espaço é grande e seguro”, explica Alexandre. Na opinião do marido, a festa teve um salto de qualidade comparado às outras edições. “No meu ponto de vista, este ano a festa surpreendeu a todos com a qualidade”.
 
Exposição qualificada
 
Os varzinos puderam conferir mais de 3 mil flores, de expositores da Argentina e de 25 cidades do Brasil. “A Orquivárzea é uma festa tradicional e se fortaleceu como festa da família, que aproveitam a beleza da maior exposição de orquídeas da América Latina”, afirma o secretário. 
 
O evento também contou com o já tradicional Expresso Orquidário, pelo qual o público pode conhecer o Orquidário Biorchids, os estandes de vendas de orquídeas e as oficinas de cultivo da flor. Houve também um grande parque de diversões, praça de artesanato e uma praça de alimentação, com 16 barracas de alimentação, divididas em uma área de 3 mil mt². Tudo isso além do Espaço Criança, onde foram oferecidas pintura de rosto, atividades interativas e estacionamento com mais de 6 mil mt².
 
Para a munícipe Ivane, a festa foi maravilhosa. “Já participei das outras edições, mas este ano a exposição está muito linda. A cidade merecia este novo espaço, maior e mais arejado. A população deve valorizar muito,” afirmou. 
 
Shows
 
A 10ª Orquivárzea, mais uma vez, teve diversos shows. “Nosso intuito é trazer apresentações de qualidade para os visitantes”, ressalta Ernaldo. “Artistas como Jeito Moleque e Samprazer são apreciados por um grande público”, diz.
 
Joyce e Fabiano deram início aos grandes shows da festa. Os cantores possuem o título de revelação de Barretos, conquistado em 2013. No dia 29, a dupla sertaneja subiu ao palco e empolgou a plateia.
 
Logo em seguida, foi a vez do grupo Samprazer, banda nascida no início dos anos 90, na periferia da Zona Sul da Grande São Paulo e com vários sucessos no currículo, como: Chora, Dieta do chá, Isso é Cao, entre outros. 
 
No sábado, dia 30, Santa Fé e Cristiano, a dupla sertaneja que traçou os caminhos no interior de São Paulo, na cidade de Jundiaí, trouxe para a Orquivárzea um repertório musical interativo e atual. Os cantores esbanjaram carisma e conquistaram o público.
 
Há pouco mais de uma década na estrada, a dupla sertaneja Jean Paulo e Michell também levantou a multidão no segundo dia de festa. Vindos de estados brasileiros diferentes, os cantores já fizeram parcerias importantes, com artistas como Bruno & Marrone, Jair Rodrigues, Zé Henrique e Gabriel, entre outros, e não fizeram por menos no evento. O público se animou bastante. 
 
No último dia de Festa, (31), a primeira apresentação foi da Caravana Anael Lopes Show, comandada pelo radialista e jornalista que dá nome ao grupo. A trupe contou com dez artistas.
 
Para encerrar a noite de shows, os meninos do grupo Jeito Moleque, que formaram a banda numa roda de samba na zona norte de São Paulo, fizeram um show com muita diversão e boa música. Um dos grupos de pagode mais sólidos e reconhecidos do Brasil, o grupo apresentou hits que fazem sucesso até hoje como Me faz feliz, Sem Radar e Estrela cadente.
 
Durante as apresentações dos shows no segundo dia de festa, Maria estava curtindo a festa com o filho e não deixou de elogiar o aspecto familiar do evento. “Estou adorando o show. Trouxe meu filho para aproveitar o Espaço Criança. A festa é para todos os gostos, pois tem atrações para todas as idades. É uma festa bem família mesmo”, disse. 
 
Doação ao Fundo Social de Solidariedade
 
A entrada da festa mais uma vez foi franca, mas a população também teve a opção de colaborar com o Fundo Social de Solidariedade, doando 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para instituições da cidade, como APAE, Casa Transitória e SOS.