Prefeitura entrega nova retroescavadeira

Infraestrutura - Destaques
Novo equipamento traz mais conforto e potência à Secretaria de Infraestrutura Urbana

A Prefeitura de Várzea Paulista entregou oficialmente à Secretaria de Infraestrutura Urbana a nova retroescavadeira, na última terça-feira (26). O veículo tem tração nas quatro rodas e cabine com ar condicionado. Após conhecer melhor o equipamento, o prefeito Juvenal Rossi motivou os trabalhadores da pasta presentes e entregou, simbolicamente, a chave da nova máquina à pasta.

O gestor destacou se tratar do 17º veículo adquirido pela atual administração. Trata-se, segundo Rossi, de uma importante conquista para a cidade, dada a relevância dos trabalhos para a melhoria da infraestrutura varzina. A conquista foi possibilitada pela parceria com o Governo Estadual, de onde vieram os recursos para a compra. “Quando nós chegamos aqui, não havia nem roçadeira”, esclareceu. “A gente comemora com muita alegria a chegada desta máquina”.

A gestão tem dado o enfoque devido à infraestrutura da cidade e à renovação da frota municipal, de acordo com o prefeito. Rossi agradeceu a todos os servidores envolvidos pela colaboração e apresentou obras importantes empreendidas pela pasta.

Entre outras, destacou o muro de arrimo da Rua Aracuri, demanda antiga, e o aumento do esgoto tratado de 2% para 97% e de sua coleta, de 92% para 93%, graças à parceria com a Sabesp. A partir dessas intervenções, a cidade poderá ter mais mobilidade urbana e qualidade de vida.

A nova máquina será muito importante para melhorar a produtividade da Prefeitura e já anima o operador que a utilizará, Dario Moreira. Servidor público de Várzea Paulista há 19 anos, ele opera retroescavadeiras há mais de 10 anos e sublinhou o ineditismo da compra de um equipamento tão moderno.

A máquina, por ter cabine, permite melhor isolamento térmico e condições agradáveis de temperatura, mesmo nos dias mais quentes. Além disso, o
operador destaca a maior potência do veículo, por ter tração nas quatro rodas, e a capacidade de isolar o operador da poeira ou outras intempéries indesejáveis, ao longo do trabalho. “Ela veio completa, com uma configuração bem melhor para nós que somos operadores” – comemorou – “só tenho a agradecer”.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, também celebrou a renovação do maquinário da cidade, sobretudo pela possibilidade de aumentar a produtividade dos serviços. “Temos máquinas boas, mas não como essa”.

Também participaram do evento o secretário adjunto de Obras e Ubanismo, Arnaldo Macedo, e representantes do secretariado e do poder legislativo.

Verba estadual

Os recursos usados para a compra – R$ 190 mil – são provenientes de um convênio com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Por meio de pregão eletrônico, a administração municipal adquiriu a retroescavadeira, sem arcar com contrapartida alguma.

Novas melhorias

O prefeito declarou que já existem novos veículos a caminho, para as Secretarias de Saúde e Segurança Pública.

Segundo Germano, o prefeito Rossi também busca mais uma linha de crédito de R$ 2 milhões, junto ao Governo Estadual, para a renovação do quadro de equipamentos da Secretaria de Infraestrutura Urbana.