Prefeitura adquire câmara fria com capacidade de armazenamento para 8 mil doses de vacinas

Saúde - Cotidiano
Secretaria de Saúde faz investimento para a conservação correta dos imunobiológicos

Com o objetivo de possibilitar mais segurança e praticidade, a Secretaria de Saúde de Várzea Paulista, adquiriu no mês de agosto, uma câmara fria para conservação dos imunobiológicos, já em funcionamento na Central de Vacinas do município.

De acordo com o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, o equipamento tem capacidade de armazenamento para 8 mil doses, mantendo  temperatura dentre 02 e 08 graus.

A câmara fria é construída em aço inoxidável para longa vida útil, possui sistema de alarme para baixas e altas temperaturas, e na ausência de energia elétrica, aciona as baterias recarregáveis. “A falta de energia provoca a elevação da temperatura interna, desviando-a para níveis inseguros, impróprios para a conservação de vacinas, particularmente as de vírus vivos atenuados, que podem inativar-se”, declara Spinucci.

Segundo o secretário, a câmara fria é de extrema necessidade, pois atua com sistema de segurança, “Ela aciona o sistema de emergência para a falta de energia elétrica, capaz de manter todas as funções do equipamento por até 36 horas na falta de energia elétrica”, explica. “Era uma necessidade e estamos felizes por realizar o investimento e isto demonstra a preocupação em relação as vacinas disponibilizadas à população”, diz.

Além dos dispositivos de segurança, a câmara fria possui o uso de discadores para telefone fixo ou celular, fazendo a comunicação entre o equipamento e o servidor responsável em caso de emergência. Outro acessório de extrema importância é o software de gerenciamento, que ligado a um computador, permite a extração de gráficos e relatórios de desempenho de temperatura, permitindo o acesso remoto ao equipamento, via internet.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nair da Silva confirma a necessidade do equipamento. “As vacinas estão sendo conservadas em um equipamento específico e de alta qualidade, além disso, garante maior segurança para nós responsáveis, pois possui as especificações, as normas e o selo de qualidade da ANVISA”, explica.

De acordo com Spinucci, a câmara fria é um dos vários investimentos feitos pela administração municipal para qualificar ainda mais o sistema de saúde na cidade.

José Roberto afirma que já está em processo licitatório a aquisição de mais uma câmara fria, porém, está terá capacidade de 92 mil doses.