Maior exposição de orquídeas da América Latina ocorre em novo centro de eventos

Esporte e Lazer - Destaques

Com 23 mil metros quadrados, este ano já conta-se com 3 mil flores  para exposição.

 

A 10ª Edição da Orquivárzea, de 29 a 31 de agosto, está com os preparativos a todo vapor. O novo espaço do evento contará com uma grande parque de diversões, praça de artesanato e uma praça de alimentação, com 16 barracas de alimentação com diversas opções, divididas em uma área de 3 mil mt².

 

No Espaço Criança, serão oferecidas pintura de rosto, atividades interativas gratuitas aos visitantes e estacionamento com mais de 6 mil mt². O evento se fortalece como festa da família. O novo espaço fica anexo ao espaço do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado entre a Rua João Póvoa e a Avenida Ipiranga – Jardim do Lar, Várzea Paulista.

A entrada da festa continua franca, mas a população poderá colaborar com o Fundo Social de Solidariedade, doando 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para instituições da cidade, como APAE, Casa Transitória e SOS.

 

 

Biorchids

O evento continua com o já tradicional Expresso Orquidário, que leva o público para conhecer o Orquidário Biorchids. Considerado um dos maiores matrizeiros de Orquídeas da América Latina, o local exporta mudas para países como Japão, Estados Unidos e Itália e tem uma produção de cerca de 1 milhão de plantas ao ano. O orquidário desenvolve também um importante papel socioambiental no Brasil, reproduzindo espécies em risco de extinção.

A 10ª Orquivárzea – A Festa da Orquídea de Várzea Paulista – tem sua abertura oficial realizada ao público na próxima sexta-feira (29). Com a maior exposição de todas as edições, com aproximadamente três mil exemplares apresentados, o evento contará com a presença de expositores internacionais, vindos da Argentina e do Peru, e também os expositores nacionais, das cidades: Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Araraquara, Piracanjuba, Goiana, Sorocaba e São Lourenço. A festa tende a fomentar a produção e comercialização de orquídeas na cidade. 

Este ano, as novidades da exposição do orquidário Biorchids são as flores da espécie Chiloshita, vindas da Tailândia, e a Phairos Album, importada do Vietnã. As mudas raramente são encontradas para comercialização no Brasil.

O gerente do orquidário, Tadeu D’Andrea, aponta que a expectativa é grande para superar as metas dos anos passados. “Este ano, estamos com 3 mil espécies para exposição. A expectativa é boa. Com o novo espaço da festa, ficará bem melhor”, explica.

A famosa Orquídea de Várzea Paulista, a BLC, floresceram 6 mudas este ano, “Nós plantamos a BLC na primeira edição da Orquivárzea, elas só vieram florescer na oitava edição da festa e este ano floresceram 6, é uma flor muito linda” completa D’Andrea.

O também responsável pelo orquidário Gerson, conta que, para o ano que vem, já há novidade. “Para próxima festa vamos ter a Paphiopedilum, mais conhecida como sapatinho”, relata.

Além das flores para exposição, o orquidário Biorchids terá seu estande de vendas com muitas variedades de flores. E tudo a preços acessíveis. Segundo D’Andrea, estarão à venda, mudas a partir

 de R$ 5,00 e flores de até R$ 150,00 como, por exemplo, as Vandas, que são flores maiores e muito procuradas.

Programação de Shows

O público terá grandes shows, com artistas regionais e nacionais, para se animar e divertir.

A dupla Joyce e Fabiano chega para dar início aos espetáculos. No dia 29 de agosto, às 20 horas, a dupla sertaneja sobe ao palco. Logo em seguida é a vez do grupo Samprazer. Os meninos da banda cativam milhares de fãs espalhados pelo Brasil.

No sábado, dia 30, também às 20 horas, Santa Fé e Cristiano, e a dupla sertaneja Jean Paulo e Michell também chegam para levantar a multidão.

No último dia de festa (31), os shows começam mais cedo, às 19 horas. A primeira apresentação da noite é com a caravana Anael Lopes Show, e em seguida é a vez dos meninos do grupo Jeito Moleque, que vem pra terminar a festa em grande estilo.