2º Copa Dojô Antônio de Karatê foi um sucesso

Esporte e Lazer - Destaques
Atletas do Projeto Futuro disputam campeonato com outras 12 cidades

No último domingo (17), a Federação Paulista de Karatê (FPK) com apoio da Prefeitura, realizou a 2º Copa Dojô Antônio de Karatê, no ginásio da Vila Popular. O campeonato envolveu 13 cidades, e 250 atletas, sendo 65 do projeto futuro de Várzea Paulista. O evento recebeu a presença de Willians Quirino, oito vezes campeão Brasileiro de karatê. “Através do karatê eu fiz faculdade, pós e mestrado, viajei 48 países e disputei quatro mundiais” relata. O octacampeão deixa uma mensagem aos atletas que estão começando agora: “Tudo que vocês plantarem, um dia irão colher, não importa quanto tempo demore, um dia vai chegar”, completou.

Segundo o secretário adjunto de esportes, José Roberto Nivoloni, o evento traz muita visibilidade. “É muito importante realizar a 2º Copa aqui na cidade, temos o Willians que veio de São Paulo participar e isso mostra que estamos levando o nome da cidade pra fora”, explicou. Para o prefeito Juvenal Rossi, o evento faz parte da proposta de seu governo, “Várzea Paulista está em tempo de reconstrução, o esporte da cidade está dando oportunidade para outras modalidades como o karatê que se destacou muito e estamos levando o nome da nossa cidade para um cenário regional e estadual”, finalizou.

O professor Antônio Silva, juntamente com coordenadora do projeto futuro, Sandra Yumi, agradeceram imensamente a todos os patrocinadores, a prefeitura por ceder o ginásio e a todos os atletas e famílias presentes na competição, “É um prazer poder trabalhar com tantos atletas e saber que muitos poderão se destacar na modalidade”.

Nas categorias infantil e adulto, a faixa etária entre 5 e 60 anos de idade, homens e mulheres disputaram o campeonato durante todo o dia. O atleta Eduardo Gabriel (50) acredita que o esporte é essencial para a saúde, “A prática da atividade física é importante, ainda mais na minha idade”, diz.
Com duas medalhas de ouro no pescoço, a pequena Maria Eduarda (8) transbordava felicidade, “Acabei de ganhar duas medalhas de ouro, amo o esporte e quando crescer vou continuar disputando torneios e quem sabe representar um dia, o meu país”.

Para Carlos Martins (37), o karatê é um universo muito rico, “É um esporte onde você faz muitas amizades, conhece muitas pessoas, é muito família, além de mim, por exemplo, tenho minhas três filhas dentro do projeto futuro que também disputam campeonatos de karatê”, relatou.

Projeto Futuro
Com um ano e meio na cidade de Várzea Paulista, o projeto futuro tem cerca de dois mil alunos por mês, oferecendo aulas gratuitas de ballet, jazz, karatê, kung fu, zumba, sertanejo universitário e areoboxe. Segundo Sandra Yumi, o projeto fortalece as famílias, “Nos preocupamos em trazer modalidades diferentes para que todos possam participar, a intenção é tirar as crianças da rua, elevar a autoestima das mulheres e trazer união para os casais e famílias como um todo”. O projeto futuro é um sonho realizado, “Graças ao prefeito Juvenal Rossi, esse sonho saiu do papel”.