Guarda Municipal de Várzea Paulista terá primeira base móvel de Monitoramento

Governo e Administração - Destaques
Veículo será equipado para realizar Video Monitoramentos e trazer mais segurança para população

Secretaria Municipal de Saúde, doou para a Guarda Municipal de Várzea Paulista, um veiculo de sua frota, que será transformado em uma base móvel de Video Monitoramento que auxiliará os trabalhos da corporação na cidade.

O veículo, um Fiat Ducato está sendo reformado e vai receber câmeras de Video Monitoramento de alta definição,computadores e refletores de luz para captação de imagens noturnas. Além dos equipamentos internos, a base possuirá uma câmera especial de 360 graus na parte externa, que fará o monitoramento com maior alcance e eficiência.

Com os serviços da base móvel será possível monitorar os bairros da cidade e efetuar a troca de informações entre a equipe da base e das viaturas, com o intuito de coibir a criminalidade e prevenir incidentes. Segundo o comandante da GM, Laércio Bifani, o monitoramento que será feito com a base móvel vai colaborar com os trabalhos já existentes. Segundo o comandante, estudos mostram que o risco de criminalidade diminui com o Video Monitoramento, pois pessoas má intencionadas saberão que estão sendo filmadas”.

A Guarda Municipal já tem profissionais capacitados para a operar a primeira base móvel. “Temos uma equipe preparada para atuar na base, como também outros guardas com suporte para as viaturas”, relata.

Serviços

Para aprimorar o trabalho dos guardas municipais, também será possível fazer na base móvel boletins de ocorrência, analise do registro de documentação e de veículos irregulares. “Todos estes dados poderão ser passados para outras viaturas e guardas em ronda em tempo real” informa o comandante da GM.

Orquivárzea

A base será também um sistema de apoio ao drone (modelo de aeronave não tripulada), que é um instrumento para vigilância de captação aérea. Uma empresa de internet via rádio fará a doação do sinal à guarda municipal para atender as demandas necessárias dentro da base móvel. “Estamos em parceria com a empresa” disse Laércio. A ideia do comandante é ter esta base pronta até a tradicional festa da cidade, a Orquivárzea. “Será um grande evento e estamos prontos para garantir a segurança dos visitantes” finalizou.