Universidade americana estuda projeto desenvolvido em Várzea Paulista

Educação - Destaques
 
Estudante da Universidade de Yale vem conhecer o Programa Primeiríssima Infância realizado nas UBSs, CRASs e creches do município
 
Na última quarta-feira (13), Várzea Paulista recebeu a visita de um membro da Universidade de Yale, localizada nos Estados Unidos, a estudante Carolina Riveira. A jovem, de 20 anos está se especializando em Saúde Publica e faz parte do Yale Global Health Leadership Institute, que estuda experiências exitosas na área infantil, caso do Programa Primeiríssima Infância. 
 
Em Várzea Paulista, Carolina conheceu a UBS do Marajó, o Cras Central e a Creche Pedro Musseli. Durante a visita, soube como o projeto Primeiríssima Infância é desenvolvido na cidade. “Tudo é muito diferente e cada visita é uma oportunidade para aprender novas coisas”, explicou a estudante. “Os encontros estão sendo muito positivos. Venho de um país que não tem saúde pública, conhecer essa nova realidade é enriquecedor”, relatou. 
 
De acordo com o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, a visita mostra o quanto o município está empenhado com o desenvolvimento do Primeiríssima Infância. “O trabalho realizado na cidade envolve muitas pessoas e tem obtido bons resultados. Estamos satisfeitos em dividir nossas experiências”, informou. 
 
Segundo o representante da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), Ligia Besteti, o fato do programa Primeiríssima Infância ser estudado por uma universidade americana mostra o quanto ele está sendo visto. “Essa valorização internacional é um incentivo a mais para as pessoas que fazem parte do projeto nos municípios brasileiros”. 
 
O prefeito Juvenal Rossi ressaltou que os estudos realizados em Várzea, pela universitária, mostram que a cidade está no caminho certo. “Estamos discutindo outros temas: saúde, tratamento de água, meio ambiente. A cidade está se desenvolvendo e oferecendo uma vida melhor a população”, afirmou.  
 
Também participaram das visitas a secretária adjunta de Saúde, Mônica Carvalho, o secretário de Educação, Rodolfo Braga, o secretário de Desenvolvimento Social, Jeremias Santana, o vereador Claudemir Santos, a articuladora regional do Programa Primeiríssima Infância, Tereza Cristina Betelle Piccolo, as representantes da Área Técnica da Saúde da Criança do Estado, Sandra Petuti, e Roberta Ricardes, entre outras autoridades municipais. 
 
 
Intercâmbio
 
O Yale Child Study Center promove intercâmbio entre diferentes países para trocar experiências sobre a área infantil. No início do ano, uma delegação com 10 brasileiros, entre representantes de ONGs, da Secretaria Estadual de Saúde, da USP e da Unifesp apresentaram os projetos desenvolvidos no Brasil. Agora, estudantes da universidade de Yale estão conhecendo de perto como os projetos são realizados no Brasil.