Crianças conhecem estações de tratamento de água e esgoto

Educação - Destaques
Através do “Projeto Maquete” as crianças vivenciam os conhecimentos sobre a água e a preservação ambiental
 
Nesta quinta (14) 200 alunos da escola municipal “Edith Schneider” conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A visita faz parte do Projeto Maquete, uma parceria com a SABESP, que visa capacitar as crianças para uma postura sustentável, que contribui para a preservação do meio ambiente.
 
Segundo Douglas Pereira técnico em gestão, e um dos responsáveis do projeto, as crianças conhecem o processo de tratamento de água e o tratamento do esgoto e a devolução ao rio Jundiaí. “Nós frisamos a importância da economia de água e a conscientização ambiental” conta Douglas. Ele ressaltou que levar esses conhecimentos as crianças é muito importante, porque eles são multiplicadores e levam as informações aos pais e a comunidade.
 
A coordenadora de projetos da secretaria de educação Fátima de Lara, relata que através das visitas os alunos vivenciam na prática o que aprendem em sala de aula. “Há interesse e participação dos alunos e uma boa didática dos técnicos. Isso faz com que os alunos reflitam sobre a economia de água”.
 
A professora Maria Madalena Ozorio, relata que a visita é o fechamento dos conteúdos trabalhados em sala sobre a preservação ambiental e o não desperdício de água. “Com a visita os alunos aprimoram os conhecimentos e tem contato com o que aprenderam na teoria de forma concreta”. 
 
O aluno Ryan Pablo da Silva, de 9 anos, conta que participaram do teste da água e acompanharam todo o processo de água e do esgoto. “O mais importante para mim é entender que não podemos desperdiçar água e que temos que cobrar todas as pessoas para que não façam isso”.
 
Juliana Vitória Zamariola Ferreira, de 9 anos, relata que a visita foi muito interessante e que puderam acompanhar um teste de água. “Conhecemos todos os processos de perto e agora será mais fácil construirmos a maquete do nosso projeto porque sabemos como funciona cada etapa” finaliza a menina.