Famílias conscientizam população e levam crianças para se divertir

De acordo com a gestora, andar pelas ruas pode aumentar a adesão da população ao programa e, ao mesmo tempo, ressaltar a relevância do desenvolvimento infantil das crianças varzinas (0 a 4 anos).
O prefeito Juvenal Rossi destacou a importância do evento, sobretudo para conscientizar os pais sobre a consciência de seu papel no desenvolvimento saudável das crianças. “A ideia é esta: despertar para as políticas públicas que levem a despertar a família para a importância dessa idade” – explicou – “esse carinho, essa atenção são insubstituíveis”.
Ruth de Almeida já participou da Caminhada do Bebê, no ano passado, e, desta vez, veio com os dois netos: Caio, 7 anos, e Nicole, 9 anos. A munícipe aprova os momentos de lazer para os pequenos. “É gostoso. É muito bom” – opinou – “a criançada adora”.
Quem também gostou bastante da iniciativa foram Luiz Cláudio de Lima e Márcia Hipolito. O casal veio pela primeira vez e trouxe o filho, Luiz Otávio Hipolito de Lima, com 1 ano. A conscientização promovida é importante, segundo o marido. “É uma ideia legal”.
Uma das várias mães que recebeu o bilhete, com o aviso sobre a Caminhada do Bebê, Adriana Neves trouxe o jovem Alisson, 6 anos. Antes mesmo do evento, a expectativa era boa, principalmente pela possibilidade de divertir o filho. “Vai ser legal”.
Balanço positivo
Segundo Edjane, aproximadamente 400 gestantes foram beneficiadas nas várias atividades promovidas em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Creches, CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), Apae e CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), ao longo da última semana. Em torno de 5 mil crianças, de 0 a 4 anos, foram atendidas.
O secretário de Saúde, José Roberto Spinucci, apontou a importância do planejamento para o sucesso da 2ª Semana Municipal do Bebê. As atividades foram planejadas com seis meses de antecedência. “A avaliação é positiva”.
Continuidade
De acordo com o secretário, a Semana Municipal do Bebê serve para reforçar uma temática a ser levada em conta pela cidade durante todo o ano. Nesse sentido, as UBSs, por exemplo, já possuem espaços lúdicos para os bebês.
Primeiríssima Infância
A 2ª Semana Municipal do Bebê faz parte do Programa Primeiríssima Infância e é realizada pela Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). De caráter intersetorial, o programa envolve as Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, com o objetivo de apoiar as boas práticas promotoras do desenvolvimento na primeira etapa da vida, 0 a 3 anos, a primeiríssima infância.