Prefeitura e Senai formam primeira turma de confeitaria básica

Desenvolvimento Econômico - Destaques
Parceria faz parte do programa Via Rápida Emprego, do Governo Estadual

Treze alunos da primeira turma do curso de confeitaria básica de Várzea Paulista realizaram sua formatura, na tarde da última quinta-feira (7), na Câmara Municipal. O curso é promovido pela Incubadora de Várzea Paulista, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), dentro do programa Via Rápida Emprego, do Governo Estadual. Pela entrega solene dos diplomas, os formandos foram incentivados a entrarem no mercado de trabalho.

O coordenador pedagógico do Senai de Campo Limpo Paulista, Júlio Martins, afirmou que os resultados esperados foram atingidos, pois será possível oferecer profissionais qualificados ao mercado de trabalho. As professoras foram fornecidas pela instituição de ensino. “O objetivo do Senai é este: formar mão-de-obra para o mercado de trabalho”.

A coordenadora de Relacionamento com a Indústria do Senai de Campo Limpo Paulista, Celia Mezalira, destacou o sucesso da empreitada e fez questão de incentivar os formandos. A ajuda da Prefeitura – espaço e equipamentos – foi fundamental para os bons resultados, segundo a gestora. “Se não houvesse essa parceria, a gente não poderia fazer”.

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, destacou a credibilidade dos cursos do Senai. O mercado de trabalho é exigente e demanda cada vez mais especialização, de acordo com ele. O curso poderá abrir portas de emprego formais e informais. “Vocês receberam um conhecimento diferenciado” – elogiou – “estou muito contente com essa iniciativa”.

Segundo o gestor, a Prefeitura não tem medido esforços para aumentar as vagas de trabalho aos munícipes recém formados. “Vai haver absorção rápida da mão-de-obra”.

Nesse sentido, de acordo com a coordenadora da Incubadora, Elaine Aguiar, os nomes dos formandos foram encaminhados ao PAT (Programa de Atendimento ao Trabalhador). A ideia é que já possam participar de próximos processos seletivos. Além disso, em alguns meses, eles receberão contatos da Prefeitura, para que os interessados em abrir algum empreendimento possam receber assistências jurídica, técnica e contábil.

Profissionalização qualificada

Jhonata Ribeiro, 24 anos, afirmou ter sido bem preparado para o mercado de trabalho. “Aprendi muitas coisas legais, tanto teóricas quanto práticas, relacionadas à confeitaria”. O jovem se sente capacitado inclusive para administrar um empreendimento próprio. “Eu trabalho dentro da cozinha de uma empresa e hoje em dia um diploma conta muito. É importante ter um certificado e eu pretendo abrir meu negócio na área”.

A formanda Morgana da Silva já é confeiteira, mas não deixou de aproveitar a oportunidade de aprimoramento e espera se qualificar cada vez mais, com novos cursos. “Como eu trabalho profissionalmente, eu precisava do certificado e de um aperfeiçoamento” – explicou – “o curso foi ótimo”.

Confeitaria Básica

O curso tem duração de 246 horas. Em aproximadamente três meses, os alunos recebem cinco horas diárias de capacitação para abastecerem as empresas da região. Existe ainda uma bolsa de R$ 450,00.

De acordo com Elaine, uma nova turma começou o curso no início de julho e, dentro de aproximadamente dois meses, haverá mais 16 vagas disponíveis.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.viarapida.sp.gov.br. O Governo Estadual seleciona os alunos, por critérios como renda e idade.
Quem precisar de um computador para realizar a inscrição pode se dirigir à Incubadora, na Rua Pedro Poloni, 35 – Centro.