Prefeitura arboriza diferentes pontos da cidade

Meio Ambiente - Destaques
Secretaria de Meio Ambiente planta palmeiras e árvores nativas em avenidas e espaços públicos
A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Paulista tem realizado, desde junho, uma série de ações ornamentais no município. Com várias doações recebidas, chama a atenção o plantio de palmeiras e árvores nativas em avenidas e espaços públicos, como a quadra do Parque Guarani. “Uma cidade arborizada é uma cidade bonita, prazerosa de viver”, explica o representante da pasta, João de Lima.

Segundo o secretário, desde o meio de julho, têm sido plantadas palmeiras ciafort, na Avenida Duque de Caxias. Já foi feito o plantio de 120 e até o fim deste mês 2,5 km de extensão da via – entre o posto de gasolina, próximo à Elekeiroz, e o Jardim Felicidade – receberão aproximadamente 250 palmeiras. A rotatória no Jardim Promeca será contemplada com palmeiras cariota (fuste único) e falsa Letônia. Todas as mudas foram doadas pelo viveiro de mudas do Jardim Botânico de Jundiaí. Praticamente toda a avenida ficará arborizada.

A Avenida Fernão Dias Paes Leme também receberá o mesmo número de plantas, nos próximos meses, em 2,5 km. Já foram plantadas 25 palmeiras na Avenida Fernão Dias Paes Leme, doadas pela iniciativa privada, entre o fim de junho e o começo de julho. O trecho entre a rotatória próxima ao Russi e o trevo do Viaduto dos Emancipadores foi ornamentado, de forma cuidadosa. “Faz parte do projeto de paisagismo que pretendemos fazer na cidade”, justifica o secretário.
A quadra do Parque Guarani também recebeu, no mês de julho, 10 palmeiras recebidas por doação, além de árvores nativas, como cedros-rosa e paineiras.
A Secretaria de Meio Ambiente contemplou igualmente a Praça da Biquinha, no Jardim Satélite, em junho, além da Estação Elevatória de Esgoto no Jardim São Paulo, com árvores como jerivás e paineiras.

Motivação

Não falta força de vontade a um dos principais braços da operação de arborização, pela cidade, de acordo com o secretário – Manuel Marques de Lima, o Manezinho. Durante a semana, o operário coloca a mão na massa, para tornar a cidade mais verde, algo que notou faltar em administrações anteriores. “A gente pretende construir, deixar ela mais bonita”.

Quem acompanha de perto a realização dos trabalhos é o próprio secretário João de Lima. Para o gestor, o trabalho é gratificante e melhora a qualidade de vida dos munícipes. “O verde desestressa a pessoa” – explica – “quanto mais verde, mais agradável fica o espaço”.
Nos sábados, a Prefeitura tem realizado mutirões para otimizar a arborização e espera contar com o apoio dos munícipes dispostos a ajudar, de acordo com o administrador.

Trabalho recorrente

No ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente já realizou o plantio de aproximadamente 1300 mudas de árvores, em Várzea Paulista. Segundo o secretário, Manezinho também foi muito importante. “É um personagem fundamental”.

Importância reconhecida

Arnaldo Moreira reside no município há 36 anos e acredita que a vista mais ecológica da Avenida Fernão Dias Paes Leme melhora o aspecto do centro de Várzea Paulista. “Quanto mais verde, melhor”, justifica.

Moradora de Várzea Paulista há 20 anos, Aparecida Matos também gostou do novo aspecto do espaço. As árvores fazem diferença e são importantes nos dias de hoje, segundo a munícipe. “Ficou bom”.

Betânia Barbosa, varzina há 18 anos, também gostou do aspecto mais ecológico. “Estava fazendo falta”.

Próximos passos

A Secretaria de Meio Ambiente tem como uma de suas metas, para os próximos dois anos, o paisagismo nos canteiros centrais de vários pontos da cidade, como o da Avenida Projetada, por exemplo. Em cada espaço, será feito o plantio de novas mudas, de acordo com as características dos locais. “A ideia é dar um visual diferenciado”, explica o gestor.