Projeto Socioambiental da Bacia do Córrego Bertioga

Artigos do Governo

O principal objetivo das atividades é informar a população sobre a importância da água, do descarte correto de lixo, dos cuidados necessários para evitar doenças causadas pelo contato com água contaminada, entre outros temas de educação ambiental.

As ações visam ao aumento da participação social nos processos de implantação e manutenção das obras do Córrego Bertioga.

O projeto tem enfoque multidisciplinar, com o envolvimento de funcionários de diversas áreas como Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social. Além da conscientização, objetiva-se a melhoria na qualidade de vida da população.

Nesse processo, serão organizadas atividades de Educação Ambiental, para conscientização da população local.

Educação Ambiental nas Escolas Municipais

O tema já faz parte do dia-a-dia dos alunos das escolas municipais. Uma das atividades em destaque é o Projeto Maquete. Os alunos da Rede Municipal visitam a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e assistem a uma peça de teatro sobre a reciclagem.

Com as atividades de Educação Ambiental, a população será orientada sobre como se prevenir de doenças causadas pela contaminação da água e a importância desse recurso natural.

Educação Ambiental nas Unidades Básicas de Saúde

Os funcionários das UBSs, por meio do conhecimento da ocorrência de doenças relacionadas à veiculação hídrica, trabalharão em atividades que visam à educação para a saúde. Serão abordados assuntos como o combate à dengue e a doenças ocorridas frequentemente na Bacia do Bertioga.

Descarte Correto do Lixo

O descarte de lixo e entulho no Córrego Bertioga e/ou boca de lobo é um dos fatores mais críticos para a ocorrência de enchentes no local.

O lixo entope as bocas de lobo e impossibilita o escoamento, o que aumenta o volume de água que chega ao Córrego Bertioga, provocando as enchentes. A água é então contaminada e oferece riscos à saúde.

Os cidadãos que moram no entorno do Córrego devem atentar a essa questão.

NOTÍCIAS RELACIONADOS: