Prefeitura fiscaliza colocação de aduelas no Córrego Bertioga

Obra aumentará vazão e ajudará a evitar enchentes

O Prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, com representantes da Secretaria de Obras e Urbanismo, fiscalizou a colocação da primeira parte das aduelas, no Córrego Bertioga, na última sexta-feira (1º). O objetivo foi garantir a correta colocação dos canais de concreto para escoamento de águas pluviais, a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga.

Parte do convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a etapa consistiu na instalação de 15 aduelas de 5 toneladas, sobre a base feita recentemente, pela empresa licitada. Ao todo, serão 207 metros de tubulação no trecho final do córrego.

De acordo com Rossi, esse passo é fundamental para a continuidade dos trabalhos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), na outra parte do Córrego, na Avenida Bertioga. Também será necessária uma intervenção junto ao Rio Jundiaí, em breve. “Essa obra se faz necessária”, explicou.

Segundo o gestor, o aumento da vazão do córrego, em razão das obras de macrodrenagem do PAC 2 (recursos federais) poderia ocasionar enchentes nas seções próximas à Avenida Ipiranga. Por esse motivo, faz-se tão necessário e prioritário o devido aumento do escoamento por parte do Fehidro. Cumprida essa etapa, as obras custeadas pelo Governo Federal voltarão a ter enfoque por parte da Prefeitura.

Contenção de enchentes

A empresa licitada tem realizado nos últimos meses, sob fiscalização da Prefeitura, várias canalizações, com o fim de coletar as águas pluviais advindas dos bairros Jardim Continente e Jardim Gianfrancesco. As intervenções ocorrem, sobretudo, no trecho do Córrego Bertioga, a partir da Avenida Fernão Dias Paes Leme, com sentido à Avenida Ipiranga. Também foram feitas canalizações para o escoamento das águas de chuva vindas das ruas Atroaris (Vila Tupi) e Pontiguara (Jardim Gianfrancesco).

Os trabalhos têm tido acompanhamento técnico por parte da Secretaria de Obras, em todas as suas etapas, segundo o prefeito. O total do investimento do Governo Estadual é de R$ 1.807,420,69, dos quais R$ 530.598,06 serão custeados pela Prefeitura.

Segundo o secretário Josué Santana, o término das duas obras (Fehidro e PAC 2) possibilitará, em breve, a resolução definitiva do problema de enchentes do Córrego Bertioga.

Recuperação oportuna

Rossi explicou também que a atual administração precisou intervir para recuperar o convênio com o Fehidro. “Equacionamos, reprogramamos, para poder torná-lo viável”.