
Nesta sexta (1) teve início o “9º Encontro de Folia de Reis” de Várzea Paulista. O evento realizado na Praça da Bíblia segue até domingo (3) e tem entrada franca. Considerada a maior festa da cultura popular da região, traz para o público essa tradição folclórica. Esse ano serão mais de 10 companhias e a organização do evento espera receber em torno de 5 mil pessoas em 3 dias de evento.
O secretário adjunto José Moreira conta que o primeiro dia foi preparado pensando em apresentar a Folia de Reis às crianças e está acima das expectativas. “Através de uma peça teatral intitulada “Folia de Reis e contos de cordel”, criada pelo escritor José Moreira, essa cultura tão rica é apresentada as crianças de uma forma lúdica”. 600 alunos das escolas municipais e da APAE acompanharam as apresentações durante todo o dia. Segundo o secretario é uma oportunidade também de mostrar as diversas linguagens artísticas como a dança, o teatro, o folclore e a música.
O prefeito Juvenal Rossi também acompanhou o evento e ressalta a importância do resgate da cultura e das tradições populares. “É um evento onde os mais novos podem aprender com os mais velhos e ter contato com culturas que não conheciam” completa o prefeito.
Tamires de Souza, uma das coordenadoras do evento conta que a expectativa do primeiro dia de evento é levar as crianças essa tradição. “Contamos com o engajamento de todas as secretarias para realizar o evento e o resultado nos deixou satisfeitos”. Ela ressalta que além do teatro as crianças tiveram a oportunidade de conhecer instrumentos musicais diversos.
A professora Evelyn Morelli Faustino assistiu à peça com seus alunos e conta que eventos como esse contribuem, pois, possibilitam contato com culturas diferentes. “É uma forma de vivenciar a literatura de cordel que já é estudada na sala de aula” completa a professora.
Wendell Brito, de 11 anos, aluno da CEMEB Juvelita Pereira da Silva estava atento e encantado com a peça. “Eu gostei muito, não sabia que essa tradição fazia parte de tantos estados brasileiros”.
Leandra Stefani do Nascimento, de 10 anos, também da CEMEB Juvelita achou a história contada linda. “Já conhecia a Folia de Reis, mas contada em forma de cordel ficou mais bonita” comenta a aluna.
O morador e comerciante João Batista Pinto, de 62 anos conta que acompanha o Encontro de Folia de Reis todos os anos na cidade. “Acho muito lindo o evento e é importante apresentá-lo às crianças, passar essa tradição para os jovens para que valorizem nossa cultura”.
Esse ano o evento conta com uma estrutura maior, com praça de alimentação coberta, decoração típica e segurança para oferecer maior conforto a população. Para o secretário adjunto todos os dias do encontro serão especiais e contarão com shows e apresentações que mostram o quanto nossa cultura é rica.
O 9º Encontro de Folia de Reis está sendo realizado na Praça da Bíblia, na Avenida Costa e Silva, S/nº – Jardim Primavera. Confira a programação do evento.
Sexta-feira (01/08) 10 e 14 horas – Apresentação da peça teatral ‘Folia de Reis em Contos de Cordel’; 20 horas – Quadrilha; 21 horas – Apresentação da dupla Renato e Renê.
Sábado (02/08) 16h30 – Orquestra de Violeiros Flor de Várzea; 17h20 – Apresentação de duplas regionais; 20 horas – Favoritos da Catira; 21 horas – Apresentação da dupla Paulo Cruz e Zé Eduardo.
Domingo (03/08) 8h30 – Missa Campal; 11 horas – Apresentação das companhias de folias de reis convidadas. |