Secretaria de Saúde recebe quatro novos veículos

Saúde - Cotidiano
Carros serão usados para transporte de pacientes

A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista recebeu, na manhã da última segunda-feira (21), quatro novos veículos obtidos com verba estadual. Os carros foram apresentados à população, em alguns trechos do centro, do Jardim Promeca e da Vila Cristo e, na sede da pasta, na Vila Santa Terezinha, foram entregues oficialmente. Segundo o secretário de Saúde, José Roberto Spinucci os novos carros já passam a ser utilizados, sobretudo, ao transporte de pacientes para exame, consultas e cirurgias.

Os quatro carros novos custaram R$ 118,5 mil, advindos do Governo Estadual, por emenda parlamentar. Do total, R$ 18,5 mil foram custeados pela Prefeitura.

O prefeito Juvenal Rossi explicou que, após consultar o Conselho Municipal de Saúde, representado na solenidade, optou por investir os recursos estaduais na renovação da frota. “Nós fomos atrás desses veículos”.

Segundo Spinucci, a nova aquisição atende a uma importante demanda identificada pela cidade. “É uma proposta que foi feita na última Conferência Municipal de Saúde” – comemorou – “isso é uma grande conquista para todos nós”.

Um dos conselheiros, Arnaldo Baiano, reforçou o fato de a necessidade de renovação da frota ser uma demanda antiga, motivo pelo qual os novos carros têm grande importância. “Vai ajudar bastante”.

Quem trabalha na secretaria também já percebeu o significado da nova aquisição. Na opinião da funcionária da Vigilância Epidemiológica, Elisângela Amorim, os novos carros se faziam muito necessários e otimizarão o trabalho do setor. “O fluxo de atendimento é bem grande”, justificou.

Cuidados necessários

O prefeito deixou clara a necessidade de conservação dos novos carros. A Prefeitura vai fiscalizar sua utilização, segundo ele, e espera contar com o apoio dos funcionários. “É preciso também que haja uma ajuda das pessoas”.

Mais melhorias para a saúde

De acordo com o prefeito, em aproximadamente 60 dias o município ganhará uma ambulância-UTI e, ainda este ano, mais uma ambulância convencional. Os objetos dos novos investimentos também foram definidos após consulta ao Conselho Municipal de Saúde. “A saúde deve ter investimento”, destacou.

Apesar das dificuldades financeiras, a Prefeitura não tem medido esforços para sanar as dívidas com fornecedores de medicamentos e equipamentos de saúde. A inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em breve, será uma grande conquista para o setor. Os excelentes números do saneamento básico (atualmente, 97% de esgoto tratado), obtidos de 2013 até agora também representam mais saúde à população, de acordo com o gestor. “Falar de esgoto é falar de saúde também”.