Várzea Paulista cria Conselho Municipal de Segurança

Governo e Administração - Destaques
Grupo intersetorial visa prevenção à violência e criminalidade no município
 
Foi apresentada nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal, a lei que criou o Conselho Municipal de Segurança Pública de Várzea Paulista (Nº 2195, de 9 de abril de 2014) e seus conselheiros. O grupo, que reúne representantes de diversos setores, visa prevenção à violência e criminalidade no município. 
 
O comandante da Guarda Municipal e presidente do Conselho, Laércio Bifani ressaltou que o intuito é aproximar a população dos órgãos empenhados em coibir a violência e criminalidade no município. “Em 23 anos de Guarda Municipal, esta é a primeira vez que é criado um conselho municipal de segurança, espaço no qual podemos discutir melhorias para o setor e ouvir as necessidades da população”, informa. 
 
Fazem parte do Conselho Municipal de Segurança Pública de Várzea Paulista representantes da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde – lotado no Hospital da Cidade, Poder Legislativo Municipal, comandante do batalhão da Polícia Militar atuante em Várzea Paulista, delegado de Polícia Civil, Associação Comercial e presidente do Conselho Tutelar.
 
Para a Guarda Municipal Márcia Amorim Alves, especialista em Segurança Pública, o Conselho fortalece a responsabilidade do município em fomentar o seu dever em prol da segurança. “O Conselho é um espaço de troca de experiências, de busca para novas propostas e de levar mais informação à comunidade”, diz. “A segurança pública também envolve educação, infraestrutura, iluminação pública. É um conjunto de fatores que devem ser trabalhados para combater a criminalidade”, explica Marcia. 
 
Dia 14 de agosto, haverá uma nova reunião na Câmara Municipal, abertura aos comerciantes e ao público, a partir das 14 horas. 
 
Segurança
 
A vereadora Sueli Ortiz, representante do Legislativo no Conselho, acredita que o grupo vai buscar melhorias para a segurança pública do município. “Podemos fazer a diferença para a nossa sociedade”, diz. 
 
O primeiro Tenente da Polícia Militar Ricardo Mandarini, ressaltou que a PM está pronta para ajudar e orientar as ações do Conselho. “A segurança pública é um problema coletivo, que somente unidos, conseguiremos alcançar soluções”, relata. 
 
Representando o delegado da Polícia Civil, dr. Osmany Pinheiro Machado Jr, o investigador Aparecido, falou sobre quanto o setor tem se empenhado no município . “A Polícia Civil é investigativa, atua depois que o crime foi feito, mas sempre damos o nosso máximo para garantir a segurança da população”, afirma. 
 
O Chefe de Gabinete Interino, David Alexandre, destacou o quanto a atual administração tem se empenhado em criar novos conselhos e expandir a participação da sociedade no município. “Já foram criados três conselhos: Cultura, Segurança e Meio Ambiente”, informa. “Vamos ampliar a discussão do assunto no município e buscar meios para combater a violência e a criminalidade em Várzea Paulista”, afirma o secretário. 
 
Também participaram da apresentação o presidente da Câmara Municipal Ivan Sada e os vereadores Mauro Aparecido, Valdilene Silva, Demércio de Almeida e Luciano Brás. Representantes da Associação Comercial, comerciantes e cidadãos também estiveram presentes no ato. 
 
Conselho Municipal de Segurança Pública de Várzea Paulista
 
 É de competência do Conselho desenvolver estudos, debates e pesquisas que tenham por objetivo melhorar a segurança pública; identificar os problemas municipais que induzem à violência e criminalidade e desenvolver campanhas que estimulem a comunicação de risco e promovam a participação da sociedade em projetos destinados à melhoria da segurança da população, entre outros. 
 
É possível visualizar a lei completa no Portal da Transparência da Prefeitura de Várzea Paulista.